Papandreu entrega leme da Grécia a Papademos

ouvir notícia

Lucas Papademos sucede a George Papandreu no final desta crise política em Atenas. Um físico doutorado em economia, ex-vice no BCE e membro da Trilateral

O presidente grego Karolos Papoulias indicou terça-feira Lucas Papademos, de 64 anos, como sucessor de George Papandreu, o ainda primeiro-ministro, para a formação de um governo de “unidade nacional”.

No final do conselho de ministros extraordinário ainda chefiado por Papandreu, este teria indicado Papademos como a sua escolha.

- Publicidade -

Papademos é um físico licenciado pelo Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge (EUA), que tirou um doutoramento em economia nos anos 1970. Foi professor de Economia na Universidade de Columbia nos EUA e depois na Universidade de Atenas.

Foi economista no Banco da Reserva Federal de Boston e entrou em 1985 para economista chefe do Banco da Grécia (o banco central), tendo chegado a governador em 1994, tendo estado, depois, envolvido na transição do dracma (a antiga moeda helénica) para o euro.

Chegou a vice-presidente do Banco Central Europeu em 2002, tendo sido o braço direito de Jean-Claude Trichet até 2010, altura em que se tornou conselheiro do novo primeiro-ministro grego George Papandreu, que ganhara as eleições em finais de 2009 contra a Nova Democracia. Papademos é membro da Comissão Trilateral desde 1998.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.