Partido de Nelson Mandela comemora 100 anos

ouvir notícia

.

Congresso Nacional Africano, um dos mais importantes pilares na luta contra o apartheid na África do Sul, já tem um século de existência

.

Dezenas de milhares de pessoas saíram esta semana às ruas de Bloemfontein para as comemorações do centenário do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido que ficará para sempre associado ao nome de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul.

- Publicidade -

Formado a 8 de janeiro de 1912, o ANC começou por ser um movimento de defesa dos direitos e liberdades dos sul-africanos. Numa época em que a exploração dos diamantes e do ouro ganhava cada vez mais importância no país, devido à descoberta relativamente recente destes recursos, um considerável número de pessoas era obrigado a trabalhar nas minas de acordo com leis que não as favoreciam.

Na década de 1920 outras organizações não raciais surgiram, como foi o caso do Partido Comunista da África do Sul. As políticas do regime, que permaneceu sobre o domínio do império britânico mesmo depois da independência ter sido atribuída em 1910, tornaram-se mais duras, com contornos racistas que implicavam piores empregos e salários mais baixos para os negros.

O ANC ganhou nova força em 1944, quando foi criada a Liga dos Jovens, da qual faziam parte alguns dos futuros líderes do ANC, como Nelson Mandela, Walter Sisulu e Oliver Tambo.

Subida ao poder do Partido Nacional e revoltas populares

As revoltas populares na África do Sul e as insurreições contra o apartheid, incentivadas pelo ANC, intensificaram-se a partir de 1949, um ano depois da subida ao poder do Partido Nacional. O grupo militar do ANC começou uma luta armada contra o partido do regime em 1961.

Com uma resistência cada vez mais determinada, o estado de emergência foi declarado a nível nacional em junho de 1986 e durou até 1990, resultando na detenção de cerca de 300 mil pessoas da oposição ao regime.

Em fevereiro de 1990, no entanto, a pressão popular obrigou o regime a voltar a permitir a presença do ANC em território nacional, de onde estava banido desde 1960.

Em 1991, Nelson Mandela é escolhido para presidente do ANC, cujas negociações com o regime resultaram nas primeiras eleições livres no país, em 1994. A 10 de maio desse ano, Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul. O ANC está no poder desde então.

Ana C. Oliveira (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.