Passos Coelho recusa renegociar empréstimo

ouvir notícia

.

Ao contrário da intenção da Irlanda, o Governo português não vai solicitar uma mudança das condições estabelecidas no programa de ajuda externa. Seguro exige esclarecimentos sobre o apoio atribuído a Espanha.

Portugal não vai pedir uma renegociação das condições do empréstimo financeiro concedido pelas instituições internacionais no âmbito do acordo com a troika.

“Não vejo razão para pedir uma renegociação das condições”, disse à “Lusa” o primeiro-ministro, à saída das comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

- Publicidade -

No entanto, deixou a garantia: Estaremos atentos para ver como é que depois o programa específico para a banca espanhola se vai processar e, se houver alguma condição excecional que deva ser partilhada com os outros países que estão sob assistência, não tenho dúvida de que isso acontecerá”.

O Governo espanhol chefiado por Mariano Rajoy chegou ontem a acordo com o Eurogrupo para avançar com um pedido de ajuda internacional apenas para a recapitalização da banca e que pode ascender aos 100 mil milhões de euros.

A Irlanda exige paridade e pretende beneficiar das condições atribuídas à Espanha. Desta forma, Dublin vai requerer a renegociação do seu acordo de assistência financeira já na próxima cimeira dos ministros das Finanças da zona euro, prevista para 21 de junho. Em 2010, Bruxelas acordou um programa de auxílio de 85 milhões de euros, em troca da aplicação de um rigoroso plano de austeridade.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, quer saber “em que é que consiste o apoio a Madrid, a que preço e quais as contrapartidas”.

Em declarações à “SIC”, o dirigente socialista sublinhou a necessidade de os Estados-membros serem tratados em “pé de igualdade”. Desta forma, “o Governo português e a União Europeia têm de prestar esclarecimentos sobre a situação”, insistiu.

Raquel Pinto (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.