Patinagem: Diogo Marreiros bate recorde nacional

O patinador de velocidade no gelo Diogo Marreiros conseguiu no sábado os mínimos para a Taça do Mundo e para o Europeu nos cinco mil metros e bateu o recorde nacional da distância, fixado há 25 anos.

O algarvio foi segundo na prova de cinco mil metros no Torneio Frillensee Cup, em Inzell, Alemanha, e terminou a prova em 6:44.66, retirando 12,85 segundos ao anterior recorde nacional, alcançado em 1996 pelo antigo atleta olímpico Fausto Marreiros.

O patinador, integrado no Programa de Apoio à Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, tem como objetivo conseguir a qualificação olímpica, numa modalidade em que a última participação portuguesa remonta a Nagano 1998, no Japão.

Pedro Flávio, vice-presidente e diretor executivo da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), mostrou-se satisfeito com o resultado do patinador, destacando as dificuldades na preparação devido à pandemia provocada pela covid-19, que tem impedido o atleta de disputar algumas provas e de seguir o plano normal de preparação.

“Os resultados agora obtidos são fruto do excelente trabalho que o atleta tem vindo a desenvolver nos últimos meses e deixam-nos com esperança que a qualificação olímpica possa vir a acontecer”, sublinhou Pedro Flávio, em declarações à agência Lusa.

Diogo Marreiros, de 29 anos, vice-campeão mundial e vice-campeão europeu de patinagem de velocidade sobre rodas, começou a patinar aos quatro anos, em Lagos. Em 2017, pensou fazer a adaptação ao gelo, “principalmente pelo sonho olímpico, porque a patinagem em rodas não é uma modalidade olímpica”, disse o atleta, em declarações à agência Lusa.

- Publicidade -

Grande parte da preparação é feita na Holanda, onde atualmente as pistas estão fechadas, o que obrigou o atleta a regressar a Portugal e este mês tem conseguido treinar na Alemanha. O algarvio continua a trabalhar sobre rodas, quando não tem uma pista de gelo à disposição. 

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

+ Populares

- Publicidade -castro-marim-santos
- Publicidade-spot_img

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste