PCP reclama novo hospital com internamento em Lagos

ouvir notícia

Os deputados do PCP apresentaram, na semana passada, na Assembleia da República, um requerimento onde reclamam a construção de uma nova unidade hospitalar em Lagos.

Os comunistas recordam que, em setembro de 2009, foi entregue à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve o documento “Planificação Funcional Básica do Novo Hospital de Alta Resolução – Hospital Ligeiro de Lagos”. Mais tarde, em dezembro de 2009, o documento sofreu algumas alterações, tendo sido reenviado à ARS do Algarve.

Entretanto, a câmara de Lagos já se comprometeu a ceder um terreno para o novo hospital, na zona de desenvolvimento urbano da cidade de Lagos, denominada por Tecnopólis.

- Publicidade -

“Novas instalações para o hospital de Lagos são um antigo anseio das populações e têm sido uma reivindicação dos órgãos autárquicos dos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur desde há bastantes anos, facto demonstrado através de várias moções e propostas aprovadas por unanimidade ao longo de vários mandatos autárquicos”, salientam os deputados Paulo Sá, Bernardino Soares e Paula Santos.

Os comunistas justificam a sua reivindicação com o facto de o atual hospital de Lagos ter uma urgência classificada de SUB, “não disponibilizando análises nem RX entre a meia-noite e as oito horas da manhã”.

Além disso, frisam, os técnicos superiores do laboratório de análises foram deslocados para Portimão, “o que transformou o laboratório num mero posto de recolhas, excetuando as análises realizadas para as urgências”.

Nesse sentido, o PCP questiona o Ministério da Saúde sobre o futuro do “Hospital Ligeiro de Lagos”, assim como o respetivo financiamento.

Os comunistas querem ainda saber se o projeto se mantém, decorridos dois anos desde a entrega do documento à ARS do Algarve.

Outra das principais preocupações do PCP, já por diversas vezes manifestada pelas populações e autarcas dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, “é a não existência de internamento no projeto do novo hospital”, uma lacuna que os comunistas também gostariam de ver incluída no projeto do futuro hospital.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.