Pesca e escavações arqueológicas em Cacela em destaque nas Jornadas do Baixo Guadiana

Pela tarde seguiu-se uma visita guiada

ouvir notícia

A pesca no Baixo Guadiana medieval e as últimas escavações arqueológicas realizadas em Cacela Velha estiveram em destaque na VIII edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana, que decorreu esta sexta-feira, dia 26 de maio, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes em Vila Real de Santo António.

A iniciativa iniciou com o tema “A pesca no Baixo Guadiana Medieval”, com a participação de José Castanheira, sobre a atividade piscatória no Algarve Oriental, nomeadamente no rio Guadiana, no seu estuário e nas águas costeiras.

Durante a apresentação foram ainda referidas as espécies que eram pescadas, as artes de pesca utilizadas na altura e ainda a importância do sal naquele território.

- Publicidade -

Depois de uma pausa, chegou a vez de Cristina Garcia apresentar os resultados da última escavação arqueológica que decorreu em Cacela Velha no ano passado.

Estas escavações decorreram entre os dias 27 de junho e 15 de junho no Poço Antigo e na Várzea Norte, tendo sido descoberta uma necrópole.

A campanha arqueológica foi organizada em conjunto com o Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade do Algarve, Simon Fraser University do Canadá e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Pela tarde seguiu-se uma visita guiada por estes locais, conduzida pela arqueóloga, que descreveu e explicou tudo aquilo que foi encontrado desde sepulturas, animais, peças de cozinha e habitações da época islâmica.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.