Petrobras realiza maior aumento de capital no mundo

ouvir notícia

O aumento de capital da Petrobras será o mais elevado de sempre no mundo, num valor superior a 115 mil milhões de reais (cerca de 50 mil milhões de euros), anunciou hoje a petrolífera brasileira.

O valor das ações que serão vendidas hoje aos acionistas foi fixado em 29,65 reais (12,89 euros) para os títulos com direito a voto e em 26,30 reais (11,43 euros) para os títulos preferenciais, segundo um comunicado da empresa.

No encerramento da sessão de quinta feira da bolsa de São Paulo, as ações com direito a voto da Petrobras valiam 30,68 reais (13,34 euros) e as preferenciais 27,07 reais (11,77 euros).

- Publicidade -

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a emissão de 2294 milhões de ações ordinárias e de 1788 milhões de ações preferenciais, incluindo os certificados de depósito de ações (ADR), negociáveis no exterior.

Esta oferta pode ampliar-se a outros 188 milhões de ações em forma de ADR, correspondentes a cinco por cento do total da oferta, dependendo da procura, segundo o comunicado.

Os títulos serão distribuídos hoje de manhã, numa sessão na bolsa de São Paulo prevista para as 09:00 locais (13:00 em Lisboa), a que assistirá o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo os dados da empresa, o valor do aumento de capital da Petrobras superará a oferta pública de ações feita pelo Agricultural Bank of China (22 100 milhões de dólares, ou 16,5 mil milhões de euros)), a mais elevada deste ano, e a emissão recorde de 36 800 milhões de dólares (27,5 mil milhões de euros) da operadora japonesa de telecomunicações NTT, realizada em 1987.

Os recursos resultantes deste aumento de capital servirão para financiar o plano de investimentos da Petrobrás até 2014, que ascende a 224 mil milhões de dólares (167,8 mil milhões de euros).

O Estado brasileiro subscreverá a oferta com a cedência de um campo petrolífero em águas profundas do Atlântico que se crê conter reservas equivalentes a 5 mil milhões de barris, o que permitirá ao Governo manter a sua participação na petrolífera.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.