Ponte do Guadiana: Portugueses e espanhóis protestam contra a prospeção de petróleo

ouvir notícia

.

Mais de uma dezena de movimentos e grupos ativistas portugueses e espanhóis protestam este domingo contra a prospeção de gás e de petróleo, numa ação que tem como cenário a Ponte Internacional do Guadiana.

Os participantes na denominada “Pontes Pelo Clima” vão constituir uma assembleia popular às 10h30, na margem espanhola do rio Guadiana, e a partir das 11h00 começam a percorrer o passeio pedonal da ponte até ao lado português.

“Será um primeiro encontro que simboliza a união dos povos e dos cidadãos de diferentes nacionalidades na defesa do planeta, no dia em que se inicia a 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP22”, explica a organização, frisando que “Espanha sofre já com os gravíssimos impactos da exploração de gás, apresentando Huelva o maior índice de cancro no país”.

- Publicidade -

A acção conta com a presença da Mesa de la Ria, Tavira Em Transição – Movimento de Eco Cidadania, Stop Petróleo Vila do Bispo, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, Não ao Fracking – Preservar Aljezur, Greenpeace Espanha, Futuro Limpo, Faro em Transição, Ecologistas em Acção, Climáximo, Asmaa e Amigos de Doñana.

No final haverá a partilha de piquenique para celebrar a convivialidade, o ambiente e a troca cultural. Será ainda realizada uma acção de limpeza daquela área.

Este evento coincide com a 25ª edição da prova de atletismo “X milhas Guadiana”, que une as cidades de Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António (Portugal).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.