Portimão cede terreno para creche e duas viaturas ao CHUA

Vai ser construída uma nova creche na cidade

ouvir notícia

O município de Portimão assinou esta quinta-feira, dia 23, dois protocolos com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), comunicou a autarquia.

Os protocolos estão relacionados com a entrega temporária de duas viaturas destinadas às equipas que se deslocam ao domicílio dos pacientes, tratados pela unidade de Portimão do CHUA, e com a cedência de um terreno para construção de uma creche na zona das Cardosas.

Os dois veículos, cedidos temporariamente pela autarquia, servirão a unidade de hospitalização domiciliária de Portimão do CHUA, um serviço alternativo ao internamento convencional para doentes cuja assistência médica pode ser prestada em ambiente familiar.

- Publicidade -

O projeto, iniciado em 2019 na unidade hospitalar de Faro, arrancou agora em Portimão, disponibilizando também aos utentes do barlavento um serviço de cuidados de saúde diferenciados e de proximidade, com assistência domiciliária a funcionar 24 horas por dia, apoio médico e de enfermagem em permanência, ou em prevenção, assegurado por uma equipa multidisciplinar.

Quanto ao protocolo relativo à cedência de um terreno com cerca de 5400m2, em regime de direito de superfície, a título gratuito e por um período renovável de 50 anos, destina-se à construção de nova creche na cidade de Portimão, no Alto da Boavista/Cardosas.

Recorde-se que no passado dia 23 de janeiro o município de Portimão estabeleceu um acordo de cooperação com o CHUA, referente à nova resposta da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa (ECSM) e da Unidade de Psicogerontologia do centro hospitalar algarvio, que está a funcionar em instalações do antigo Centro de Saúde de Portimão.

Enquanto a autarquia é responsável pela renda do imóvel e pelos equipamentos da estrutura, cabe ao CHUA assegurar os recursos humanos e os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.

Entre outras valências, o novo espaço conta com um gabinete de enfermagem, três gabinetes para consultas e uma sala de atividades para grupos, funcionando durante os dias úteis, entre as 09h00 e as 18h00.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.