Portimão prepara plano para integração de imigrantes

ouvir notícia

O plano baseia-se na elaboração de um diagnóstico social para aprofundar o conhecimento das comunidades residentes

Sabia que os estrangeiros que escolheram o Algarve para viver já representam cerca de 12 por cento da população da região? E que, só em Portimão, residem 88 nacionalidades diferentes?

Face a estes números, a Câmara de Portimão está a preparar o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes, cuja elaboração decorre até junho de 2015, prevendo-se a sua implementação a partir do início de 2016.

Este documento estratégico tem como principal objetivo a criação de medidas e de instrumentos de integração da população imigrante que reside no concelho.

- Publicidade -

A autarquia recorda que Portimão, “terra de partidas e chegadas”, como referia o ilustre portimonense Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), “tem a construção da sua identidade, enquanto comunidade, baseada no acolhimento e tolerância a migrações internas e externas”.

Por isso, o município aceitou o desafio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), apresentado uma candidatura, já aprovada, para a conceção de um plano municipal para a integração dos imigrantes.

A ideia, explica a câmara, é “sistematizar todo o trabalho que de alguma forma tem vindo a ser desenvolvido nesta área e perspetivasse o futuro”.

Plano prevê elaboração de diagnóstico social

Segundo a autarquia, uma das mais-valias do plano baseia-se na elaboração de um diagnóstico social, que “permitirá aprofundar o conhecimento das comunidades residentes, quer das que recorrem à rede formal de apoio, quer das que se integram informalmente, sobre as quais não existe muita informação”.

Outra das vantagens deste projeto, adianta a câmara, “reside na oportunidade para se desenhar medidas corretivas na área da imigração, constituindo-se desta forma como uma oportunidade para se desenhar um território mais participado, planeado e inclusivo”.

No âmbito deste plano está prevista a realização de diversas iniciativas destinadas à população imigrante, bem como a toda a sociedade e instituições que contactam regularmente com a população imigrante.

O destaque vai para a ação de sensibilização sobre “Interculturalidade na Escola”, que vai decorrer, nos dias 22 e 29 de abril, entre as 14h00 e as 18h00, na biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes.

Mais tarde, tem lugar o seminário “Práticas e Políticas de Acolhimento e Integração”, no dia 29 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, no museu municipal. No dia seguinte, 30 de maio, no mesmo local (museu), realiza-se a Festa do Imigrante.

Como já referimos, esta primeira fase de conceção do plano será até junho de 2015, data em que sairá a versão final. “O plano terá uma validade de dois anos e é financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros”, frisa a autarquia, que promove esta iniciativa em parceria com as freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, IEFP, Segurança Social, SEF e outras entidades.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.