Presidente da AMAL aprova recomendação de aumento das tarifas da água

O Governo recomenda o aumento da tarifa da água para os maiores consumidores (a partir de 15 m3) em 43 concelhos em situação mais crítica, entre eles Lagos, Vila do Bispo e Aljezur

ouvir notícia

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou esta quinta-feira a recomendação feita pelo Governo de aumento das tarifas da água aos maiores consumidores, caso se verifique que as medidas em vigor no sul do país não surtiram efeito.

“Concordo [com a recomendação]. Já tomámos medidas em julho e se em setembro verificarmos que o consumo continua a aumentar, poderemos aumentar as tarifas da água e chegar ao bolso das famílias”, disse António Miguel Pina.

O Governo anunciou que para fazer face à situação de seca, vai recomendar o aumento da tarifa da água para os maiores consumidores (a partir de 15 m3) em 43 concelhos em situação mais crítica, entre eles três do Algarve (Lagos, Vila do Bispo e Aljezur).

- Publicidade -

O executivo também recomenda aos municípios que apliquem “medidas de suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede”, designadamente lavagem de ruas, logradouros e contentores, rega de jardins e espaços verdes, novos enchimentos de piscinas, fontes decorativas e atividades com grande consumo de água.

“No fundo, é dizer a quem tem piscinas que não as podem encher ou impedir as pessoas de fazerem grandes lavagens aos carros”, disse o também é presidente da Câmara de Olhão.

Os municípios algarvios aprovaram a 15 de julho último novas medidas de combate à seca na região, como o encerramento das piscinas municipais públicas em agosto e das fontes ornamentais.

Os 16 presidentes de câmara do Algarve decidiram, igualmente, na altura, o eventual encerramento das piscinas municipais públicas durante todo o mês de setembro, com exceção das piscinas abertas nos territórios do interior da região.

António Miguel Pina sublinhou que, para se aumentarem as tarifas da água a partir de setembro, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) terá de dar a sua aprovação “de forma célere”.

O responsável recordou que já tinha alertado para a situação crítica no distrito, estimando que, “se o próximo ano hidrológico for idêntico ao atual, a água pode mesmo vir a escassear nas torneiras dos algarvios, em outubro de 2023”.

As “recomendações” do Governo foram anunciadas esta quarta-feira em Lisboa pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa após uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.