Presidente mantém ida às Selvagens

ouvir notícia

.

Deslocação às ilhas não impede Cavaco Silva de estar contactável e ser informado a todo o tempo das negociações entre os partidos.

Apesar da crise e das negociações em curso tendo em vista a obtenção de um “compromisso de salvação nacional”, o Presidente da República mantém a ida e a pernoita nas ilhas Selvagens esta semana.

A viagem foi apenas antecipada em um dia, devendo Cavaco Silva partir de Lisboa já na próxima quarta-feira à tarde, dia 17, e regressando a 19, de acordo com a informação disponibilizada no site da presidência.

- Publicidade -

Fonte da presidência sublinha, no entanto, que Cavaco Silva estará todo o tempo contactável e será informado sobre o andamento das conversações entre os três partidos, “tal como se estivesse em qualquer outra parte do território português”.

No próprio dia 17, o Presidente – que se desloca à Madeira em avião comercial – parte para aquele subarquipélago num navio da Marinha, devendo chegar às ilhas propriamente ditas durante a madrugada.

50.º aniversário da primeira expedição

Na quinta-feira, a deslocação incluirá uma deslocação à Selvagem Pequena e o embarque no navio oceanográfico “Gago Coutinho”, onde será feita uma demonstração do robô ROV.

O Presidente assistirá ainda a várias apresentações de carácter científico e reunir-se-á com os responsáveis da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que se tem dedicado a preservar várias espécies, o ecossistema e a biodiversidade.

No final desse dia, pernoitará na Selvagem Grande. É a primeira vez que um Presidente da República dorme nestas ilhas.

Cavaco Silva partirá de regresso a Lisboa às primeiras horas da manhã de sexta-feira, de modo a poder estar em Lisboa por volta da hora de almoço. O regresso das Selvagens para a Madeira será feito de helicóptero.

A visita presidencial ao sub-arquipélago atlântico mais a sul no território nacional assinala o 50.º aniversário da primeira expedição científica às Ilhas Selvagens e “coincide com a presença de missões científicas e de investigadores nas águas do sub-arquipélago, o que constituirá nova oportunidade para dar ênfase ao Mar enquanto desígnio nacional”, afirma-se no comunicado.

Nesta deslocação, o Presidente quer sublinhar a importância das Selvagens nas suas dimensões científica, ambiental e estratégica.

Luísa Meireles (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.