Primeira “volta solar” no Autódromo Internacional do Algarve

ouvir notícia

Foi inaugurada esta sexta-feira a central solar fotovoltaica do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), que resultou de uma parceria do circuito de Portimão com a Galp Energia e a Efacec.

A cerimónia serviu ainda para os três parceiros promoverem a primeira volta no autódromo com automóveis movidos a energia elétrica fotovoltaica. “A volta solar consiste na circulação no circuito com automóveis híbridos cujas baterias foram carregadas através dum ponto de carga alimentado pela energia elétrica produzida na central solar fotovoltaica”, explicaram os responsáveis.

A central fotovoltaica possui uma potência instalada de 100 kW e proporciona uma produção anual de energia elétrica de 157.000 kWh/ano, o que equivale a uma redução de emissões de gases para a atmosfera com efeito de estufa de 74 toneladas CO2/ano.

- Publicidade -

A cerimónia de inauguração contou com as participações do diretor-geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, do presidente da câmara de Portimão, Manuel da Luz, do presidente executivo da Galp Energia, Ferreira De Oliveira, do presidente executivo da Efacec, Luís Filipe Pereira, e do administrador da Parkalgar, Paulo Pinheiro.

(Toda a reportagem e mais pormenores na próxima edição em papel do Jornal do Algarve – dia 24 de fevereiro)

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.