Primeiro festival de caminhadas em Portugal celebra 10 anos

Os valores do património material e imaterial, a biodiversidade, a atividade humana e sua relação ancestral com a paisagem, são elementos enraizados na missão do festival

ouvir notícia

Entre os dias 28 e 30 de abril celebram-se os 10 anos do Festival de Caminhadas do Ameixial – Walking Festival Ameixial (WFA). O primeiro evento do género em Portugal teve em 2013 a sua estreia e o sucesso foi tal que desde então nunca mais parou (exceto nos anos da pandemia).

O objetivo foi e continua a ser, “o de promover o interior algarvio, os seus valores naturais e culturais, numa abordagem de responsabilidade e sustentabilidade”, provando “que esta região não está esquecida e nem resignada ao abandono”, refere a organização em comunicado.

Os valores do património material e imaterial, a biodiversidade, a atividade humana e sua relação ancestral com a paisagem, são elementos enraizados na missão do festival.

- Publicidade -

As caminhadas são, neste caso, o motivo e o argumento para essa estratégia, e são muitas as que têm sido realizadas ao longos dos anos e aquelas que vão ocorrer em 2023. Este ano o WFA traz novidades. A primeira prende-se com a celebração da parceria com a Domo Camp Portugal – empresa especializada em Glamping -, que irá disponibilizar tendas “com glamour e muito conforto” durante os dias do festival. Segundo a organização, esta parceria pretende responder à falta de alojamento na aldeia para quem ali queira pernoitar. Outra novidade em 2023 será a aposta internacional do festival.

Para além da página web do evento estar totalmente traduzida em inglês (https://wfameixial.qrer.pt/en/), foram ainda estabelecidas parcerias com operadores internacionais para atrair caminhantes de fora, estando já confirmados alguns grupos do Luxemburgo e dos Países Baixos.

O palheiro ancestral de Corte D’Ouro, elemento distintivo do património cultural desta região, vai novamente ser alvo de ação voluntária de restauro. Tal como em 2018, pretende-se ajudar o senhor Manuel, dono do palheiro, a recuperar o telhado feito em palha de centeio. Haverão ainda workshops e palestras de projectos que acontecem na região, com destaque para a nova aplicação da Via Algarviana, ou a parceria da In Loco com a WWF em torno dos ‘Green Jobs’.

O Geoparque Algarvensis irá promover atividades para famílias e o Projeto Estela continuará a divulgar a misteriosa escrita do Sudoeste, elemento singular do território, que desde início o festival adotou como sua marca identitária.

A animação noturna acontece nas duas noites do Festival. “Haverão caminhadas novas e diferentes, e o envolvimento da comunidade estará, como sempre, assegurada, com bons momentos de convívio, gastronomia e nalguns passeios temáticos guiados por ameixalenses”, avançam.

O programa do evento “está em fase final de elaboração” e aguarda ainda outras novidades, que serão reveladas em breve. Para já, a organização deixa o convite a todos para participarem e inscreverem-se no evento.

 O Walking Festival Ameixial é uma iniciativa da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), organizado pela Proactivetur e o Projeto ESTELA e tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Região de Turismo do Algarve, Junta de Freguesia de Ameixial e do Grupo Desportivo Ameixalense.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.