Produtos ‘premium’ algarvios promovidos em França e na Suécia

ouvir notícia

De 18 a 22 de setembro os produtos agroalimentares da região do Algarve viajaram até Paris (França) e Estocolmo (Suécia) para se darem a conhecer e a provar. O objetivo foi a apresentação da oferta regional com o intuito de cooperação com prospetores internacionais. Segundo o Nera, o balanço “superou as expetativas”.

No âmbito do projeto ALGARVE PREMIUM, o NERA preparou duas ações de prospeção que foram um mostruário da oferta dos produtos agroalimentares do Algarve. A primeira ação aconteceu dia 19 de setembro em Paris, na Patisserie Canelas. A segunda decorreu a 21 de setembro em Estocolmo, no Cork Vinbar. Ambas contaram com a presença e colaboração dos respetivos delegados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) nos destinos visitados, bem como a presença da embaixadora de Portugal na Suécia, Sara Martins.

O balanço final, de acordo com a direção do NERA, as ações “superaram as expetativas em termos de adesão, totalizando mais de 40 participantes, entre eles repórteres e prospetores de cadeias agroalimentares especializadas”. O grande objetivo foi “avaliar oportunidades de cooperação e parcerias entre empresas de modo a “desenvolver uma carteira de contactos e abrir portas à internacionalização dos produtos premium algarvios”, pode ler-se em comunicado.

- Publicidade -

Para além de promover os recursos endógenos, esta ação pretendeu “contribuir para o acesso dos empresários algarvios aos mercados internacionais e à disseminação da oferta de excelência da região”, prossegue a nota. Paralelamente foi apresentado o novo vídeo agroalimentar e brochura do projeto, enquanto ferramentas promocionais.

No cardápio constaram produtos como o mel, as compotas, o azeite e os frutos secos. Na componente do mar destaque para a salicórnia, o ‘sal verde’ e para o ‘ouro branco’ do Algarve – o sal e a flor de sal, bem como os patês e conservas de pescado. Na componente da inovação, o destaque foi para a alfarroba com tabletes, xaropes e bebidas vegetais. Ainda produtos e ‘snacks’ gourmet com prevalência nos frutos secos e flor de sal. Por fim, os vinhos do Algarve que têm vindo a ganhar cada vez mais projeção na Europa e que reuniram muitos adeptos nestas idas a Paris e a Estocolmo.

O projeto ALGARVE PREMIUM tem como objetivo central promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve nos setores do Agroalimentar e Mar, do Turismo Cultural e Criativo e do Turismo Náutico, por forma a aumentar o seu reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional.

Trata-se de um projeto promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 | Portugal 2020. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.