Programa Cuidar: Meia centena de vila-realenses operados às cataratas até ao final do mês

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já levou mais de um milhar de munícipes a consultas oftamológicas e financiou cerca de quatro dezenas de cirurgias no âmbito Programa Cuidar, que arrancou naquele concelho no último verão. Para o final deste mês estão agendadas mais 15 pequenas cirurgias.

A maioria das consultas foi efetuada a pessoas com mais de 65 anos, que já apresentavam problemas na visão. Os problemas mais diagnosticados foram astigmatismo, cataratas, miopia e hipermetropia. De acordo com os dados fornecidos pela autarquia vila-realense, há também alguma prevalência de pessoas cuja idade se situa entre os 25 e os 54 anos, que recorrem a estas consultas para efetuar diagnóstico.

O Programa Cuidar, uma rede intermunicipal de cuidados de saúde, nasceu em julho do ano passado pela mão das câmaras municipais de Olhão e Vila Real de Santo António. O principal objetivo é tratar gratuitamente os munícipes, dos dois concelhos, que tenham necessidades na área da oftalmologia e que não as consigam resolver através do Serviço Nacional de Saúde.

- Publicidade -

O projeto destina-se a munícipes “com necessidade de consultas de oftalmologia e cirurgias às cataratas, que não têm possibilidades económicas de recorrer às unidades de saúde privadas e aos quais o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar resposta”, explicou, na altura, o edil vila-realense Luís Gomes.

Os dois municípios juntaram-se para contratar um médico oftalmologista, que está a dar consultas nos dois concelhos, e para suportar os custos do aluguer do bloco operatório quando o paciente necessita de ser operado. Estas cirurgias são realizadas no Hospital Particular do Algarve, a unidade que ganhou o concurso público lançado para o efeito.

Cada município disponibilizou 50 mil euros para as respetivas cirurgias, mas ambos os autarcas garantiram que esta verba poderá ser reforçada em caso de necessidade.

Domingos Viegas
.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.