Projeto “Saúde das Palavras” quer promover a saúde mental e emocional das crianças

ouvir notícia

“Saúde das Palavras” é um projeto de literacia em saúde emocional que tem como principal objetivo a promoção de interações saudáveis e de contextos de não violência. Nasceu pelas mãos de Heloísa Dias e Sónia Nunes, psicólogas clínicas da ARS Algarve, que reuniram num ‘kit’ pedagógico um conjunto de atividades que permitem trabalhar competências e habilidades com especial foco na comunicação, diálogo e interações construtivas.   

O ‘kit’ pedagógico “Saúde das Palavras” contém dezenas de recursos e dinâmicas que podem ser trabalhados com crianças a partir dos três anos de idade numa iniciativa que pretende melhorar os níveis de literacia em saúde da população e contribuir para uma maior acessibilidade, eficácia e eficiência dos serviços de saúde, reforçando o seu papel ao nível da prevenção da doença e promoção da saúde mental.    

O ‘kit’ inclui um Manual de Apoio, dois livros (“Memória e Orelhas de Elefante” e “Vamos crescer e aprender + na Escola da Amendoeira”), 80 cartões de navegação, seis ‘emociodados’ (dados com imagens de diferentes emoções), seis sinais de navegação, um mapa do tesouro da Saúde das Palavras, duas caixas de correio saudável e uma ‘pen’ com todo o conteúdo disponível para consulta, projeção e impressão.     

- Publicidade -

“As emoções são a forma mais básica de linguagem e nós aprendemos a reconhecer as emoções no outro de forma inata”, salientou o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado.  

“A saúde mental das crianças é um problema que tem uma dimensão muito grande e que tende a agravar-se à medida que a criança vai envelhecendo”, continuou Paulo Morgado, alertando que “o suicídio é a segunda causa de morte nos adolescentes e nos adultos jovens” pelo que “o investimento na área da saúde mental é muito eficiente para tornar uma sociedade mais justa e com menos conflitos”, sublinha.    

Numa primeira fase foram adquiridos 150 ‘kits’ pedagógicos que serão disponibilizados pela ARS Algarve a todas as bibliotecas escolares do 1.º ciclo da região, aos 16 centros de saúde da região, ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a várias estruturas da comunidade com ação relevante na área da saúde e educação infantil ou juvenil.   

Na sessão de apresentação pública do projeto, que teve lugar no dia 11 de dezembro, na sede da ARS Algarve, Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, enalteceu a importância das sinergias entre a saúde e a educação em prol “do desenvolvimento das nossas crianças” e manifestou “todo o apoio” por parte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve para a sua implementação nas escolas e bibliotecas da região.    

Todo este material apresenta conteúdos relevantes no âmbito da promoção da saúde mental e emocional e pode ser utilizado por técnicos e profissionais da saúde, da educação e área social, mas também por qualquer pessoa que se identifique com a abordagem preconizada e que se queira assumir como um modelo de comunicação e interação saudável e positivo para crianças e jovens.   

O projeto foi financiado com fundos próprios da ARS Algarve e do financiamento do Fundo Social Europeu, Programa CRESC Algarve e Portugal 2020, através do Projeto Saúde Algarve ONline.   

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.