Projeto “Vilas em Movimento” eleva bem-estar da população do Baixo Guadiana

ouvir notícia

A Fundação Galp, em estreita colaboração com a Associação Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, com a parceria do município de Alcoutim, dá a conhecer o êxito do projeto “Vilas em Movimento”.

Este projeto, nascido da vontade de cooperação entre as entidades, tem como objetivos primordiais “a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior da região, a inclusão social, e a promoção do património cultural e natural através da dinamização das mais variadas atividades”, refere a Odiana em comunicado.

Ao longo do último ano, foram realizados sete workshops em diferentes localidades do concelho de Alcoutim, nomeadamente, arranjos florais, em Martim Longo; criação de sabonetes, na Barrada; cestaria, no Pereiro; tecelagem, em Alcarias; meditação, em Alcoutim; confeção e decoração de bolachas de Natal ,em Giões; e mandalas em lã em, Martim Longo. Estas atividades foram desenvolvidas na sua grande maioria com a comunidade sénior, “tendo em conta as suas sugestões e gostos, com o intuito de proporcionar a este grupo atividades diferentes e também ações de valorização dos produtos endógenos e do artesanato tradicional, algumas dessas atividades em desuso, mantendo vivas as tradições e costumes locais”, pode ler-se.

Os workshops envolveram 61 participantes, na sua grande maioria reformados, com idades compreendidas entre os 45 e 90 anos. As iniciativas contaram também com a participação de alguns jovens interessados nas atividades, proporcionando ainda contactos intergeracionais. Os resultados foram, segundo a organização, “extremamente positivos”, com participantes expressando não só satisfação como benefícios tangíveis: “Aprendi um novo ofício com este workshop”, “Fiquei satisfeito/a com o tema deste workshop”, “Sinto que a participação neste workshop me animou e melhorou o meu bem-estar emocional”, foram algumas das reações.

- Publicidade -

Num breve balanço, “o projeto ‘Vilas em Movimento’ cumpriu o compromisso assumido ao longo do ano, satisfazendo as necessidades da população. Ao combater a solidão, promover atividades e proporcionar momentos de bem-estar social e emocional, transformamos positivamente o quotidiano destes grupos, contribuindo para uma comunidade mais unida e resiliente”, destaca.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.