PSD considera “útil” proposta do PS para “convergência” sobre novo hospital

“O PSD Algarve entende genericamente a iniciativa do PS Algarve como útil, fazendo notar, a este respeito, o seu firme, duradouro e estável propósito de dotar a região com um novo hospital central”

ouvir notícia

O PSD Algarve classificou como sendo “genericamente útil” uma proposta feita pelo PS da região para que haja uma “convergência” sobre o projeto do novo Hospital Central para o Algarve, ao sugerir a realização de uma reunião.

“O PSD Algarve entende genericamente a iniciativa do PS Algarve como útil, fazendo notar, a este respeito, o seu firme, duradouro e estável propósito de dotar a região com um novo hospital central”, refere um comunicado conjunto dos sociais-democratas algarvios e dos seus deputados eleitos à Assembleia da República.

Os deputados socialistas eleitos pelo Algarve tinham proposto em carta aberta enviada em 18 de outubro último “um compromisso e convergência” com os sociais-democratas para a construção, nesta legislatura, do novo hospital, sobre a qual, alegam, “sempre existiu um largo consenso regional”.

- Publicidade -

No comunicado, os sociais-democratas censuram, no entanto, o facto de o processo “se encontrar ainda na estaca zero e não conhecer avanços na proposta de Orçamento de Estado relativo a 2023”.

“Não há nada, como não houve nos últimos anos, que impeça, estorve ou obstaculize o avanço da infraestrutura, muito menos a posição do PSD – partido que não tem tido responsabilidades governativas”, asseguram os sociais-democratas algarvios.

O Conselho de Ministros aprovou em 29 de setembro a abertura para o procedimento de lançamento do novo Hospital Central do Algarve, cuja construção e equipamento será feita através de uma nova parceria público-privada.

Desde então, segundo afirmaram os socialistas algarvios na semana passada, assistiu-se a “um conjunto de declarações inconciliáveis”, quer do presidente da distrital do PSD, Cristóvão Norte, ao “lamentar o tempo perdido” ou do presidente da Câmara de Albufeira (PSD), José Carlos Rolo, a desejar a construção do equipamento no seu concelho.

“Sem querer imiscuir-me no detalhe partidário de quem representa quem, que apenas diz respeito aos militantes do PSD Algarve, não posso deixar de considerar perigoso que, no momento em que o Governo decide avançar com o processo, se inicie no PSD Algarve uma discussão sobre a sua localização”, referia o líder do PS Algarve, Luís Graça, citado na nota.

No comunicado de hoje com a resposta aos socialistas, o PSD Algarve entende mesmo que “importa alargar o âmbito de eventuais entendimentos de base regional, em particular incluindo nestas conversações matérias como o cumprimento da lei em vigor que estabelece uma redução acentuada das portagens, a requalificação da Estrada Nacional 125, o combate à seca, entre outros dossiês fundamentais para a região no decurso desta legislatura”.

Os sociais-democratas algarvios avisam que face às eleições internas que decorrem daqui a duas semanas no PS Algarve “seria extemporâneo firmar qualquer espécie de entendimento que posteriormente fosse colocado em causa por uma hipotética nova liderança, pelo que será prudente aguardar por esse desfecho”.

No entanto, fazem questão em reiterar “que estão disponíveis para entendimentos que se traduzam em avanços para a região”, conclui a nota.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.