Quase metade dos portugueses diz não beber álcool

ouvir notícia

O consumo de vinho equivale a 55% do total de bebidas alcoólicas ingeridas pelos portugueses

Quase metade da população portuguesa com mais de 15 anos (43%) revelou não ter ingerido qualquer bebida alcoólica nos últimos 12 meses, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mulheres (54%) estão em maioria. Mas o número baixa consideravelmente em relação aos que assumem ser abstémicos durante a vida inteira.

Ainda assim, quase um quinto da população com mais de 15 anos (22,5%) revelou nunca ter tocado numa gota de álcool (as mulheres continuam a liderar, com 31,7%, contra apenas 12,6% dos homens).

O Relatório Mundial Sobre Álcool 2014 adianta que o vinho é, de longe, a bebida preferida dos portugueses, equivalendo a 55% do total de bebidas alcoólicas ingeridas no país. A cerveja (31%) e as bebidas espirituosas (11%) vêm atrás. Também 43% dos homens inquiridos confessam ter tido pelo menos um episódio de alto consumo de álcool nos trinta dias anteriores ao questionário da OMS. Quase o dobro dos casos dos das mulheres.

- Publicidade -

O documento indica ainda que os homens consomem mais do dobro das bebidas: 18,7 litros per capita contra 7,6 litros das mulheres. Quase um terço dos jovens portugueses entre os 15 e os 19 anos bebe de mais, ainda assim com números inferiores aos adolescentes do norte e centro da Europa.

Apesar dos sinais não serem alarmantes, 5,8% da população com mais de 15 anos revela distúrbios ligados ao álcool e 3,1% sofre de dependência.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.