Querença inaugura exposição de artes plásticas sobre o 25 de abril

ouvir notícia

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG), em Querença, inaugura, no próximo dia 20 de abril, a exposição coletiva de artes plásticas, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril.

Pensamento e arte desenham o programa da celebração de Abril a partir da aldeia de Querença. Sob a epígrafe “Rasgar Horizontes, o território e as gentes”, a fundação “propõe refletir sobre os tempos em que, no concelho de Loulé, se abriram novos caminhos, no território e no pensamento”.

Adão Contreiras é um dos participantes na mostra de arte. O artista contribui com três quadros, do seu tempo na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: “Movimentos Populares”, “Bairros Clandestinos” (ambos de 1978-79 do século XX) e “Reforma Agrária” (anos oitenta).

- Publicidade -

Numa colaboração com a Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras, a exposição integra ainda a tela “Liberdades”, da autoria de Manuela Santos, oferecida pela artista e arquiteta paisagista à associação e outras telas de Manuela Santos.

A tridimensionalidade da exposição concretiza-se com três esculturas de Francisco José, médico pediatra. Uma representa Salgueiro Maia, outra, José Afonso e a terceira, os cantautores Adriano Correia de Oliveira, Fausto, José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Vitorino.

A exposição, de longa duração e de entrada livre, poderá ser visitada de 2.ª a 6.ª feira, entre as 9h30 e as 13h00, e entre as 14h00 e as 17h00.

Dois meses depois, a 15 de Junho, realiza-se uma conversa em torno das dinâmicas culturais no concelho de Loulé, no pós-25 de Abril e inaugura-se uma outra exposição, documental, em torno da figura de Gabriel Gonçalves, neste espaço cultural.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.