Radares caçam 360 mil euros de multas em apenas 24 horas

Os novos radares, dos quais alguns medem a velocidade média, deteteram seis mil condutores em excesso de velocidade em apenas um dia. O Estado vai encaixar, no mínimo, 360 mil euros.

ouvir notícia

As autoridades detetaram na sexta-feira passada mais de seis mil condutores em excesso de velocidade, data em que entraram em funcionamento 37 novos radares, que em conjunto com os 61 já existentes, são geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), avança o Correio da Manhã.

Considerando este dados, o Estado irá encaixar pelo menos 36o mil euros devido às coimas que irão ser lançadas — cujo o valor mais baixo é de 60 euros.

As multas começam nos 60 euros mas podem chegar aos 2.500. No entanto, segundo garante a ANSR, esse não é o objetivo, mas sim chegar às “zero mortes”. 

- Publicidade -

Até agora, existiam 61 Locais de Controlo de Velocidade, integrados no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (rede Sincro) mas prevê-se a duplicação deste número para 123. A juntar aos 37 que entraram agora em funcionamento — dos quais 12 medem a velocidade média — mais 25 estarão operacionais em breve.

Os primeiros 61 radares instalados registaram perto de 670 mil condutores em excesso de velocidade, cerca de um terço das infrações registadas na rede Sincro, que terá ultrapassado os 2,4 milhões de euros.

Todos os indicadores relativos à sinistralidade rodoviária baixaram, entre 2016 e 2023, nos 61 locais com controlos de velocidade instalados. Em comparação com igual período, anterior ao funcionamento deste sistema, houve menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves nestes locais. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.