Rede de cuidados continuados no Algarve com 60 vagas de saúde mental

ouvir notícia

A Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve (RNCCI) vai dispor de 60 vagas na área da saúde mental, que visam dar resposta a necessidades identificadas na população, anunciou a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS).

Esta nova valência resultou de contratos-programa assinados entre a ARS, o centro distrital de Segurança Social e três instituições particulares de solidariedade social: Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.

As 60 vagas ficam distribuídas pelas três associações, assegurando a ACASO, no concelho de Olhão, e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, unidades sócio ocupacionais para adultos com 20 lugares cada e uma equipa de apoio domiciliário, refere a ARS em comunicado.

- Publicidade -

Já a ASMAL vai disponibilizar uma unidade sócio ocupacional de infância e adolescência em Loulé, também com 20 lugares, destinada a acompanhar jovens dos 13 aos 17 anos, acrescenta.

A ARS assegurou que a assistência na área da saúde mental passa, assim, a ser assegurada no Algarve pela RNCCI, “para dar resposta às novas necessidades que foram sendo identificadas na população e vai permitir melhorar a qualidade de vida destes cidadãos, mediante um acompanhamento personalizado e adequado à problemática saúde mental”.

Criada em 2006, a RNCCI resultou de uma parceria entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Saúde, sendo constituída por um conjunto de unidades e equipas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência e com falta ou perda de autonomia.

O Algarve tem atualmente 19 unidades de internamento na rede de cuidados continuados, com um total de 527 camas de internamento destinadas a cuidados continuados a pessoas dependentes: 74 camas são de convalescença, 142 para internamentos de média duração e reabilitação e 311 para internamentos de longa duração e manutenção. 

No âmbito do apoio domiciliário existem 26 equipas de cuidados continuados integrados que abrangem os 16 concelhos de região.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.