Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com “Projeto Liberdade”

ouvir notícia

A Rede de Museus do Algarve (RMA) comemora os 50 anos do 25 de Abril com a apresentação do “Projeto Liberdade”.

O projeto nasceu da vontade conjunta dos seus membros de se articularem e trabalharem um tema em comum, associando-se a este relevante momento histórico através de diversos projetos, formas de expressão e atividades evocativas da data.

A Rede de Museus do Algarve é uma rede colaborativa entre vários museus da região, que visa promover a cooperação, a partilha de conhecimento e a preservação do património cultural e histórico do Algarve, através da valorização real da oferta cultural do Algarve.

- Publicidade -

Com iniciativas em doze municípios da região, a RMA celebra os 50 anos do 25 de Abril com um conjunto variado de apresentações, conferências, concertos, espetáculos, exposições e tertúlias, maioritariamente realizadas durantes este mês, mas algumas com programas que se prolongam ao longo do ano, informa a CCDR em comunicado. Albufeira, Alcoutim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila Real de Santo António e Vila do Bispo são os municípios abrangidos pelo Projeto.

Este conjunto de eventos vai ao encontro dos princípios da Convenção de Faro, também conhecida como a Convenção Quadro do Conselho da Europa sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade. Adotada em 2005, a Convenção valoriza a importância do património cultural como um recurso para o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a identidade cultural e promove a participação ativa das comunidades locais na gestão e salvaguarda do património e da memória coletiva.

A RMA foi fundada a 16 de outubro de 2007, tendo por base quatro Museus Municipais, nomeadamente, Portimão, Tavira, Faro e Albufeira, sendo atualmente coordenada por um grupo de trabalho do qual fazem parte Catarina Oliveira (CIIP Cacela / município de Vila Real de Santo António), Hugo Oliveira (Museu Municipal de Olhão), Idalina Nobre (Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira), José Gameiro (Museu de Portimão) e Maria José Gonçalves (Museu Municipal de Arqueologia de Silves).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.