Renovação da Escola EB 2,3 Diamantina Negrão apresentada aos alunos no Dia da Criança

A empreitada de remodelação e ampliação arrancou em outubro de 2020

ouvir notícia

O dia 1 de junho foi o dia escolhido pelo município de Albufeira para proceder à inauguração das obras de remodelação e ampliação da Escola Diamantina Negrão.

A data, coincidente com as celebrações do Dia Mundial da Criança, não poderia ter sido melhor pensada – “Que melhor presente poderíamos dar aos nossos alunos e à restante comunidade educativa da escola, que não fosse melhorar as condições para que os jovens possam aprender e os professores ensinar com dignidade e qualidade?”, questionou José Carlos Rolo, autarca local no decurso da cerimónia.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recordou que “há 20 anos tínhamos todas as escolas em regime duplo, o que comportava uma enorme sobrecarga, com a escola a funcionar continuamente, o que fazia com que não houvesse espaços disponíveis para atividades extracurriculares e para a socialização dos miúdos”. José Carlos Rolo aproveitou para destacar que “a Escola não passa apenas pelos conhecimentos académicos, depende também, e muito, das aprendizagens que se fazem em comunidade e no grupo de brincadeiras e nós, os adultos, temos a responsabilidade de zelar por deixarmos uma geração melhor e mais tolerante”.

- Publicidade -

“Aquando da crise de 2009 perdemos muitas crianças e ficámos com salas vazias, mas de um momento para o outro a população começou a crescer e vimo-nos obrigados a encontrar soluções, nomeadamente a construir mais escolas e a ampliar outras para que mais crianças pudessem frequentar o ensino oficial no nosso concelho, sublinhou o autarca.

“Neste momento continuamos na fase de crescimento, pelo que se prevê o lançamento de mais uma série de novas obras, entre as quais a ampliação do Jardim de Infância de Ferreiras, as escolas secundária e vários Jardins de infância, projetos que faremos avançar logo que haja financiamento, sendo que esperamos contar com algumas verbas do PRR”, disse.

A empreitada de remodelação e ampliação da EB2,3 Diamantina Negrão, que arrancou em outubro de 2020, envolveu duas fases: a primeira consistiu na construção de um novo bloco escolar com mais sete salas de aula (quatro laboratórios, uma sala de TIC, uma sala destinada aos cursos de CEF – Educação e Formação para jovens, uma sala de aula normal), a retirada de todo o amianto existente nas coberturas da escola e a construção de um campo exterior destinado à prática do basquetebol. A segunda fase envolveu a ampliação do Pavilhão Desportivo pré-existente, com colocação de pavimento de madeira e a criação de uma nova sala, ampliação dos balneários, implementação de um novo sistema de aquecimento de águas, construção de mais um pavilhão de raiz e ampliação da cozinha.

O valor das obras ascendeu a 2,4 milhões de euros, investimento em parte suportado pelos Fundos do Portugal 2020 em cerca de 40%.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.