Requalificação do Largo da Igreja Matriz de Portimão vai avançar

Trabalhos arqueológicos iniciam-se na próxima semana

ouvir notícia

No ano em que Portimão assinala o primeiro centenário de elevação à categoria de cidade, uma das obras que marcará 2024 vai ser a requalificação do Largo da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição e zona envolvente. A intervenção fica a cargo da Câmara Municipal, orçada em 1.178.096,90 euros, avançou a autarquia.

A empreitada tem um prazo de execução estipulado em 300 dias e arranca com trabalhos arqueológicos de diagnóstico e de minimização de eventuais impactos, “já que vai intervir numa zona historicamente muito sensível, que importa salvaguardar e proteger”, destaca a autarquia.

Este projeto de reabilitação da envolvente da Igreja Matriz de Portimão, promovido pela autarquia local, implanta-se em área de sensibilidade arqueológica, integrando eventuais vestígios da ocupação deste espaço durante as épocas romana, moderna e contemporânea, bem como um troço da muralha tardomedieval de Vila Nova de Portimão, classificada como Imóvel de Interesse Público, cujo estado de conservação e traçado neste local específico ainda é desconhecido.

- Publicidade -

Em comunicado, o município salienta a particularidade de este troço da antiga muralha vir a ficar assinalado, através de um pavimento diferenciado, “de forma a se evidenciar enquanto importante testemunho do passado de Portimão”.

A partir de dia 15 de janeiro, e enquanto durarem os trabalhos, a circulação rodoviária nas artérias circundantes será condicionada, devendo os automobilistas respeitar a sinalização que regulará a zona abrangida.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.