Reserva do Sapal de Castro Marim e VRSA promove Dia Aberto

Esta reserva é uma zona húmida “de importância internacional” e foi a primeira a ser criada em Portugal

ouvir notícia

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António comemora esta quarta-feira, dia 27 de março, o seu 49.º aniversário. Para assinalar esta data, a Comissão de Cogestão daquela área protegida vai promover, a 14 de abril, um dia repleto de iniciativas em contacto com a natureza. O programa do Dia Aberto acontece entre as 09h00 e as 17h30 e vai decorrer na sede e Centro de Interpretação da Reserva Natural, no Sapal de Venta Moinhos, concelho de Castro Marim.

Segundo a AMAL, pretende-se, com este Dia Aberto, “proporcionar uma experiência completa e familiar com múltiplas atividades”, entre as quais uma marcha-passeio, um passeio de BTT, observação de aves, tiro com arco, zumba, mini passeios de cavalo, entre outras propostas. O programa inclui uma Feira de Produtos Tradicionais, com as melhores iguarias e artesanato da região. Num dia direcionado para a sustentabilidade e para a prática de hábitos saudáveis, será ainda possível fazer rastreios gratuitos à glicemia e tensão arterial. 

O Dia Aberto será também dinamizado por grupos das escolas de dança como a ABC, ARUTLA e Conservatório Regional de Vila Real de Santo António (VRSA), bem como pelas muitas atividades do Grupo de Escoteiros n.º 60 e Agrupamento 1370 de VRSA. O dia termina em festa, com um concerto pelos SUGALAND-Band.

- Publicidade -

Todas as atividades são gratuitas, ainda que sejam obrigatórias inscrições préviaspara a observação de Aves, passeio de BTT e para a marcha-passeio, até ao próximo dia 11 de abril, através deste link

A organização do evento é da responsabilidade da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), a qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) integra.

Consulte o programa detalhado aqui.

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, localizada no sudeste algarvio, junto à foz do Rio Guadiana, abrange uma área de 2.307,99 ha. Engloba sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros que se estendem pelos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, abrigando um elevado número de espécies faunísticas e florísticas. Esta zona húmida de importância internacional foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal, em 1975.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.