Reserva ecológica ‘vira as costas’ à população

ouvir notícia

.

Atualmente, 50 por cento da área territorial do concelho de Alcoutim é demarcada pela Reserva Ecológica Nacional (REN), um regime jurídico que proíbe a edificação, entre outras restrições. O presidente cessante, Francisco Amaral, sempre culpou a REN pelo despovoamento do concelho e propôs uma redução para apenas 10 por cento do território municipal. Os ambientalistas não ficaram muito satisfeitos com a proposta, mas reconhecem que Alcoutim foi “espartilhado” por uma “aplicação rígida” da reserva ecológica que não teve em conta a população.

“Há muito que a definição da REN no concelho de Alcoutim deve ser objeto de novo estudo consciencioso e rigoroso”, admite o núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN-Algarve), perante a proposta recentemente apresentada pela autarquia.

Tal como o JA noticiou na última edição (10 de outubro), a Câmara Municipal de Alcoutim acordou com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve uma proposta de revisão da REN do concelho, que prevê que a área que integra a reserva ecológica passe dos atuais cerca de 50 por cento para apenas menos de 10 por cento do território municipal…

- Publicidade -

(Toda a informação na última edição do JA – 17 de outubro)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.