Risco de bancarrota de Portugal abre acima de 50%

ouvir notícia

Apesar da cimeira de Berlim entre Angela Merkel e Nicolas Sarkozy e da reunião europeia de domingo, a probabilidade de default da Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha abre a semana com novo disparo.

Os mercados financeiros da dívida não parecem acalmar neste começo da semana em que a Grécia votará uma moção de confiança ao Governo do PASOK, Portugal terá um novo Governo de aliança PSD-CDS e a União Europeia realizará uma cimeira.

Estamos a assistir a um novo disparo do risco de default dos quatero países da zona euro – Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha – sob observação pelos mercados financeiros. A probabilidade de incumprimento num horizonte de cinco anos, segundo a CMA DataVision, abriu em 50,43% para Portugal, quando havia fechado na sexta-feira em 48,05%. A barreira dos 50% está ultrapassada.

- Publicidade -

No caso da Grécia, depois de uma acalmia na sexta-feira, quando o risco desceu para 79,27%, a probabilidade de bancarrota voltou a disparar hoje de manhã, abrindo em 81,29%. O recorde foi batido na quinta-feira durante a tarde com um risco de 81,50%.

Também a Irlanda viu o risco de default subir hoje de manhã para 49,84% e a Espanha para 23,54%. Recorde-se que o risco irlandês fechara em 47,50% e o espanhol em 21,82% na sexta-feira, fruto do efeito da cimeira entre a chanceler Angela Merkel e o Presidente francês Nicolas Sarkozy.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.