Rosa Mota investida embaixadora olímpica da petanca em Faro

ouvir notícia

(FOTO: Manuel de Sousa)

Rosa Mota, foi ontem (5) investida como embaixadora olímpica da Petanca numa cerimónia em Faro, organizada pela Federação Portuguesa da modalidade.

Na sessão que contou coma presença de varias personalidades políticas e desportivas, o presidente da FPP, Gameiro Alves, salientou que Rosa Mota, “enquanto atleta e cidadã, constitui uma referencia moral e um exemplo a seguir”.

“Rosa Mota está acima de clubes, partidos e modalidades desportivas e é uma personalidade respeitada em todo o mundo”, frisou aquele dirigente congratulando-se pelo facto de a homenageada ter aceitado o convite que “honra a modalidade e os petanquistas”.

- Publicidade -

Por sua vez, a campeã do mundo e olímpica da maratona confessou-se “muito feliz e contente por esta homenagem”, esperando que possa contribuir para a mobilização de mais praticantes, sobretudo jovens, para a prática da modalidade.

O presidente da Federação da Petanca defendeu o municipalismo como forma de expansão da modalidade, salientando a inclusão da petanca nas escolas como disciplina extra curricular não obrigatória.

A petanca, que em Portugal foi introduzida pelos emigrantes regressados ao país, tem vindo a perder em número de praticantes, enquanto se verifica uma grande expansão na China, Tailandia e outros países da Ásia, para além de França, Espanha e Alemanha com forte tradição na modalidade.

A cerimónia serviu também para a apresentação da final do campeonato Nacional de Petanca, em triplete, a realizar no próximo dia 17, na capital do Algarve.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.