Rota do Petisco abre apetite para a gastronomia local

ouvir notícia

A julgar pela adesão dos primeiros dias, a Rota do Petisco de Portimão está a ter grande recetividade e muita gente já aceitou o desafio de partir à descoberta dos melhores sabores da gastronomia e da doçaria locais em 23 restaurantes e oito pastelarias, a preços anti-crise.

Esta iniciativa da Associação Teia D’Impulsos, que tem o apoio da câmara de Portimão e decorre até 2 de outubro, pretende estimular um percurso pelo centro da cidade e Praia da Rocha, na degustação de variadas ementas, tendo por base os produtos locais.

O preçário é assumidamente popular, pois a modalidade “petisco” é composta por um prato e uma bebida por 2,5 euros, enquanto a modalidade “doce regional” inclui uma sobremesa e bebida, com o preço de dois euros, estando sempre disponíveis algumas alternativas à bebida proposta no menu de cada estabelecimento.

- Publicidade -

Algumas das especialidades ao dispor são as papinhas de berbigão, a feijoada de lingueirão, a açorda com filete pirilau ou a salada de ovas, que podem ser acompanhadas por vinhos da Região Vitivinícola de Portimão e rematadas pela doçaria de inspiração regional, de que são exemplos o bolo de alfarroba, o doce fino ou o Dom Rodrigo.

Os apreciadores da boa comida tradicional são assim convidados a petiscar nos diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte onde estão identificadas as paragens da rota, bem como a respetiva ementa especial, e no qual será afixado um carimbo por cada restaurante ou pastelaria frequentados.

Passaporte dá direito a prémios

Todos os que percorrerem, pelo menos, 12 paragens da Rota do Petisco de Portimão têm direito a uma entrada dupla para o Museu de Portimão, ao passo que os participantes que colecionarem um mínimo de 24 carimbos no passaporte habilitam-se a um sorteio de dez visitas e prova de vinhos para duas pessoas em adegas locais designadas pela Comissão Vitivinícola do Algarve.

Em ambos os casos, os passaportes deverão ser entregues na receção do Museu de Portimão até ao final da iniciativa.

A participação está aberta a todos, sendo apenas necessário possuir o Passaporte da Rota, disponível gratuitamente nos locais aderentes, ou por impressão a partir do site www.teiadimpulsos.pt, onde se divulgam todas as informações relativas à Rota do Petisco de Portimão.

JA
Foto: João Porfírio
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.