Concelho celebrou o Dia da Juventude com programa inclusivo

Visita do secretário de Estado deu 'pontapé de saída' às comemorações do Dia Internacional da Juventude

ouvir notícia

Conhecer de perto o trabalho realizado pelos jovens são-brasenses que participam no Programa de Voluntariado “Florestas Nossas”, promovido pelo IPDJ motivou a visita do secretário de Estado, João Paulo Correia, a São Brás de Alportel, onde teve oportunidade de enaltecer o exemplo e contributo destes jovens voluntários na “construção de uma sociedade melhor”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou São Brás de Alportel no dia 10 de agosto, no âmbito de um roteiro de dois dias pelo Algarve, em que conheceu de perto o trabalho realizado na região no âmbito das iniciativas e projetos apoiados pela Delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Em São Brás de Alportel, João Paulo Correia visitou o Espaço Jovem do município, sede das políticas locais de juventude, que acolhe as mais diversas iniciativas de apoio aos jovens são-brasenses e que dinamiza o projeto “Florestas Nossas 3”, enquadrado no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas que o Instituto impulsiona.

- Publicidade -

O projeto conta com a participação de cinco jovens são-brasenses: Daniel Cunha, Hélio Justino, Mariana Carvalho, João Viegas e Jorge Diogo, que nos meses de julho e agosto desenvolvem um programa recheado de ações e aprendizagens. Vigilância na floresta, limpeza de praias, dinamização de jogos de reciclagem, sensibilização nas Piscinas Municipais na área da reciclagem e reutilização e da poupança de água são algumas das atividades que estes jovens têm realizado.

Nesta edição, os jovens voluntários têm tido ainda a experiência de participar nas oficinas criativas do Programa de Férias Inclusivo, onde os materiais recicláveis recolhidos nas ações de limpeza têm sido transformados em instrumentos musicais.

O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, aproveitou a ocasião para agradecer à equipa coordenadora do Espaço Jovem “pela dinâmica que imprimem nos diversos projetos que abraçam” como é o caso deste projeto de voluntariado.

Dirigindo-se ao secretário de Estado, Vítor Guerreiro sublinhou que o município “está disponível para colaborar neste e noutros projetos cuja missão seja dar um contributo positivo à juventude”.

João Paulo Correia apontou o projeto “Florestas Nossas” como “um dos mais preponderantes do IPDJ a nível nacional” e referiu que o trabalho realizado por estes jovens em colaboração com diversas entidades “é muito valioso, tanto pelo seu valor social como pelo valor comunitário que envolve e representa”.

A semana, inteiramente dedicada à juventude, contou ainda com um momento muito especial: uma manhã diferente, vivida no Centro Equestre “Baixa Lusitana” proporcionada aos jovens que integram o Programa de Férias Inclusivo, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

As limitações e dificuldades de mobilidade destes jovens não os impediram de viver experiências no mundo equestre, onde o simpático cavalo “Artista” convidou a um divertido e inesquecível batismo de equitação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.