São Brás de Alportel comemora o Centenário do Município

ouvir notícia

O executivo liderado por Vítor Guerreiro apresentou o programa comemorativo no Museu do Trajo

O Município de São Brás de Alportel celebra o seu 1.º Centenário este domingo, uma efeméride marcante na história do concelho, mas as comemorações vão decorrer ao longo de um ano

.

No próximo domingo (1 de junho), São Brás de Alportel celebra “cem anos de história, de autonomia e de comunidade a construir o futuro”, com um programa diversificado que se prolonga por um ano de celebrações.

- Publicidade -

As comemorações começam às 10h00, com a cerimónia oficial do Hastear da Bandeira, um cortejo com mais de meio milhar de participantes das coletividades locais e a Sessão Solene Comemorativa, marcada pela Inauguração da nova Praça da República e pela atribuição de insígnias municipais. Ao longo deste dia pleno de significado o programa conterá uma sucessão de eventos a envolver exposições, música, desfiles e homenagens a personalidades são-brasenses.

Até ao dia 1 de junho de 2015, numa homenagem ao passado e semente de futuro, serão promovidas e organizadas diversas atividades e muitas iniciativas com o objetivo de tornar esta data muito mais do que uma efeméride. O objetivo da autarquia é transformar este período num “tempo de reflexão e construção coletiva de comunidade, muito mais do que um momento cultural, de modo a envolver os são-brasenses nas comemorações e na construção de futuros projetos”.

Durante este ano haverá intervenções ao nível da requalificação e valorização do património, concursos artísticos, ciclos de tertúlias e passeios, criação de marcas e marcos turísticos, lançamento de publicações, exposições de rua e manifestações culturais em espaços imprevistos. Para o dia 1 de junho de 2015 está agendada uma recriação histórica, a fazer São Brás de Alportel recuar 100 anos, no mesmo dia em que se apresentam novos projetos de futuro, projetando São Brás de Alportel 100 anos à frente.

O Centenário do Município pretende ser o terreno fértil para encontrar novos caminhos de futuro e tem como ambição maior despertar nos mais jovens a curiosidade por conhecer a sua história e encontrar nela a inspiração para construir o futuro. João Rosa Beatriz, o republicano, sonhador e livre pensador que foi o fundador do concelho, pode ser a fonte de inspiração e de esperança para as jovens gerações.

“Nas Comemorações do Centenário cada são-brasense tem um papel a desempenhar, culminando na divulgação do nosso concelho, da sua história e do nosso legado. Queremos que todos e todas façam parte desta homenagem ao passado, relembrando os ideais de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, e cujos princípios continuamos a privilegiar na atualidade, em prol da população de São Brás de Alportel”, sublinha Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.