Saúde: PSD Loulé critica ação de Vítor Aleixo no SUB

ouvir notícia

.

O PSD/Loulé criticou hoje o facto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, se ter deslocado ontem, quarta-feira, ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Loulé, numa ação que pretendeu denunciar a falta de médicos naquela unidade de saúde.

Os sociais democrata dizem que o autarca foi ao SUB para “permanecer sentado durante horas à entrada do referido estabelecimento de saúde, como se a sua presença no local em algo servisse para resolver ou atenuar a carência de médicos com que se depara a SUB, assim como de médicos e demais profissionais de saúde na região algarvia”.

“O PSD/Loulé, ao invés, numa atitude responsável e construtiva, contatou o presidente da ARS Algarve, Dr. João Moura Reis, para se inteirar das razões pelas quais, uma vez mais, contrariamente ao compromisso público assumido pelo mesmo em nome do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, tornaram a ocorrer falhas na SUB, à semelhança do que sucedeu em maio passad”, explicam os sociais democratas em comunicado.

- Publicidade -

O responsável máximo pela saúde na região informou o PSD de Loulé que a falha ficou a dever-se ao facto de a empresa contratada não ter conseguido substituir o médico que estava escalado, em virtude deste “ter sido acometido de um problema súbito que impossibilitou a sua substição, tendo esse reporte de informação sido também efetuado para a ARS tardiamente o que impossibilitou esta de, com recursos aos seus próprios profissionais, colmatar essa falha”.

O PSD/Loulé reiterou ainda a sua “profunda preocupação pelo arrastar desta situação”, que “preocupa em muito os munícipes louletanos” e “pela sua natureza, têm profundas implicações económicas no concelho e na região”. Neste sentido, o PSD/Loulé voltou a salientar a “necessidade do serem adotadas medidas específicas para que este assunto fique solucionado de vez”.

O PSD/Loulé voltou ainda a reforçar a necessidade de uma resolução definitiva do clima de conflitualidade patente entre a administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) e o conselho diretivo da ARS Algarve, a qual “em nada contribui para a qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde na região e de que o deficiente funcionamento da SUB de Loulé e da SUB de Albufeira são disso prova”.

A terminar, o PSD/Loulé lamenta que o empenho demonstrado pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, na qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde aos munícipes louletanos, não tenha tradução prática no que respeita aos funcionários da autarquia.

“Logo após a sua tomada de posse, os mesmo ficaram privados do acesso aos serviços de medicina ocupacional que eram anteriormente garantidos por uma equipa constituída por dois médicos e uma enfermeira, que por si foram sumariamente afastados do desempenho das suas funções, sem explicações e sem que tivessem sido substituídos, deixando assim de cumprir uma exigência legal a que a câmara municipal de Loulé está obrigada mas que, sem que ninguém tenha percebido, há cerca de nove meses que deixou de existir”, referem os sociais democratas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.