Seguro quer três debates com Costa

ouvir notícia

O líder do PS, António José Seguro, quer primárias no outono

Os “princípios fundamentais” para a realização das primárias que António José Seguro levou ontem à Comissão Política foram aprovados, depois de uma discussão de que resultou a circunscrição do universo eleitoral inicialmente proposto. A escolha do candidato socialista a primeiro-ministro vai realizar-se a 28 de setembro – data que António Costa e os seus apoiantes consideraram demasiado tardia mas acabaram por votar favoravelmente – e após uma campanha que terá, pelo menos, três debates públicos entre os candidatos.

Poderão participar na escolha para o candidato a primeiro-ministro todos os cidadãos inscritos nos ficheiros nacionais do PS, todos os candidatos do PS às últimas eleições Autárquicas, Legislativas Regionais,Legislativas e Europeias, bem como todos os cidadãos eleitores que “cumpram os requisitos a estabelecer no Regulamento Eleitoral, entre eles, obrigatoriamente, a assinatura de um compromisso individual de concordância com a Declaracão de Princípios do Partido Socialista”. Mas da discussão na Comissão Política resultou que nem os miltantes da JS nem os inscritos no Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal e no movimento Novo Rumo têm inscrição automática no recenseamento para as primárias, como defendia a proposta inicial de Seguro.

As candidaturas disporão de igualdade de meios e será assegurada a realização de, pelo menos, três debates públicos entre os candidatos.

- Publicidade -

Na última página dos princípios formais, António José Seguro assume o compromisso de renunciar ao cargo de secretário-geral caso perca as eleições primárias.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.