Sítio megalítico com mais de 500 menires descoberto junto ao Guadiana

O local de 600 hectares ir-se-ia tornar numa plantação de abacate

ouvir notícia

Um complexo megalítico com mais de 500 menires foi descoberto a poucos quilómetros do Algarve, entre as cidades espanholas de Ayamonte e Villablanca, perto do rio Guadiana, considerado como um dos maiores da Europa.

O local de 600 hectares, chamado de La Torre-La Janera, ir-se-ia tornar numa plantação de abacate, tem erguidas pedras verticais que poderão estar datadas entre o quinto e o sexto milénios antes de Cristo, segundo os arqueólogos que fizeram a descoberta.

Esta é a maior concentração de menires da Penísula Ibérica num só lugar, com um total de 526 exemplares conservados ou deitados, com um tamanho entre um e três metros de comprimento, apresentados nas suas mais diversas formas.

- Publicidade -

Atualmente estão a decorrer obras e escavações no local, que devem durar até 2026, mas uma parte do local já poderá receber visitas no próximo ano.

Segundo o artigo científico publicado na revista Trabajos de Prehistoria, o local conta com cromleques, que são círculos feitos com várias pedras verticais, dólmens que são tumbas com duas ou três pedras empilhadas, cistas que são quatro lajes de pedra formando um triângulos e mamos que são montículos artificiais de pedra que protegem os dólmens.

Os investigadores revelam ainda que a maioria dos menires estava agrupada em 26 alinhamentos e dois cromleques no topo de colinas, com vista para leste, onde se pode ver o nascer do sol nos solstícios de verão e inverno europeus e nos equinócios de primavera e outono do hemisfério norte.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.