Suíços recusam limitar salários ‘milionários’

ouvir notícia

Banco Nacional Suíço

Os cidadãos suíços não querem ver os seus salários limitados por imposição legal. 65,3% dos eleitores que foram hoje às urnas disseram “não” à proposta de referendo que pretendia limitar os salários mais altos de uma empresa a serem no máximo 12 vezes superiores aos salários mais baixos da mesma instituição.

A iniciativa “1:12”, que foi apresentada originalmente pela juventude socialista local e que teve depois o apoio do PS, foi sempre criticada pelo Governo e pelos grandes grupos económicos, que consideraram que a limitação dos salários altos travava a prosperidade económica e a atratividade do país.

Em março deste ano, também em referendo, os suíços tinham aprovado a iniciativa Minder, sobre as remunerações abusivas, que obriga, sem exceção, os conselhos de administração das empresas a fixar os salários, o que antes não era obrigatório, embora não estabeleça limites.

- Publicidade -

Os eleitores voltam a ser chamados a votar sobre salários em 2014, para decidirem uma proposta lançada pela União Sindical Suíça, que exige que o salário mínimo mensal seja de 4.000 francos suíços (cerca de 3.333 euros), por 42 horas de trabalho semanal.

Mariana Cabral (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.