Tapetes Floridos voltam a colorir as ruas de São Brás de Alportel

A tradição renova-se já no Domingo de Páscoa, dia 31 de março

ouvir notícia

A Festa das Tochas Floridas regressa no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, às ruas de São Brás de Alportel com os seus tradicionais tapetes de flores com cerca de um quilómetro de extensão a cobrir o chão por onde passa a Procissão de Aleluia. A festa rainha da comunidade são-brasense será marcado pelas celebrações pascais, artesanato, poesia, doçaria, gastronomia e muito música.

Todos os anos a Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel.

Depois de uma maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos.

- Publicidade -

O programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar a arte dos tapetes floridos. À mesma hora, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa, enquanto no adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.

Pelas 10h00, na Igreja Matriz inicia-se a eucaristia da Ressurreição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

À tarde, a partir das 15h30, o adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Trata-se de um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais, do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos aCordaFole – Orquestra de Acordeão e Violino, Grupo Folclórico de Faro e Rebeca.

Esta é uma festa ímpar a nível nacional organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, o município de São Brás de Alportel e a Paróquia de São Brás, com o apoio do C.N. Escuteiros 1330, freguesia, associações locais e comunidade.

A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição, e à semelhança do que aconteceu em 2019, o município de São Brás de Alportel em parceria com a SAN – Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem ao evento.

Segundo a autarquia, caso as condições meteorológicas assim o exijam, está previsto “um plano B” para a realização da Tarde Cultural, que se realizará no São Brás Cineteatro Jaime Passos Pinto.

Todas as pessoas são convidadas a participar na preparação da Festa das Tochas Floridas, nomeadamente na preparação dos Tapetes Floridos. Para tal, poderão diretamente dirigir-se paróquia ou contactar a organização, através dos contactos 969 682 694 /910 691 116 /[email protected]/ [email protected].

Quinzena Gastronómica até 7 de abril

“Nesta Páscoa, não resista à Tradição!” é o mote desta quinzena gastronómica, onde o sabor e a saúde se sentam na mesma mesa. A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” 2022 teve início a 25 de março e decorre até 7 de abril.

Trata-se de uma iniciativa do município de São Brás de Alportel que conta com a participação de uma dezena de restaurantes são-brasenses que apresentam menus especiais inspirados nesta época do ano, sempre respeitando os padrões da Dieta Mediterrânica e as tradições culturais.

Nesta edição participam os restaurantes 4 à mesa, Adega Nunes, Cantinho da Lili, O Tachinho da Avó Luísa, Sabores do Campo, Sal da Serra e The Owl.

Mais informações sobre os menus e sobre os estabelecimentos aderentes estão disponíveis no site do município.

Ao fazer refeições nestes restaurantes aderentes até 7 de abril, os clientes habilitam-se a ganhar vales de refeição que serão sorteados por cada um dos restaurantes participantes.

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” é uma iniciativa de promoção turística organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração dos restaurantes locais e tem como principal objetivo a dinamização da economia local e a divulgação e valorização da gastronomia típica do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.