Teatro Nacional D. Maria II começa o ano a “Antecipar o Futuro” em Lagoa

ouvir notícia

A segunda edição do ciclo de cultura contemporânea “Antecipar o Futuro”, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo, com programação a cargo da BÓIA – Associação Cultural, acontece em Lagoa, de 11 a 14 de janeiro, e propõe-se a pensar criticamente o turismo, sensibilizando para a importância do papel das artes e da cultura, avançou a organização.

Ao longo de quatro dias, esta edição do ciclo pretende “atravessar e confrontar a encruzilhada da indústria do turismo que alavanca a economia portuguesa, com as suas vicissitudes, procurando sensibilizar para a importância do papel das artes e da cultura. Através das práticas artísticas performativas e visuais e do pensamento contemporâneo, este programa visa dissecar criticamente a noção de turismo, contribuindo para pensar Portugal, em particular a região do Algarve e, mais especificamente, Lagoa”, pode ler-se em comunicado.

A programação começa no dia 11 de janeiro, quinta-feira, às 18h00, com uma conferência de abertura no Auditório Carlos do Carmo, que dará o mote para um programa de atividades em torno da temática Turismo Crítico.

- Publicidade -

Nos três dias seguintes, de 12 a 14 de janeiro, segue-se um programa intenso, composto por uma mesa redonda sobre o futuro do turismo; exibição de três curtas-metragens, com curadoria do Colectivo Pátio; uma conferência-performance da artista Odete com os cientistas João Paulo André e Pedro Augusto (O Som da Ciência); as performances A última fila é futuro, da dupla artística composta por Filipa Brito e Nelson Guerreiro Espaço, e Espaço (IN)finito, do ator, tarólogo e estudante de astrologia Sérgio de Brito; pré-lançamento da publicação impressa (Des-)Guia Turístico Lagoa: 2023-24, seguido do lançamento do álbum de postais e leitura de textos de Mathieu Fleury; e ainda uma Festa (Fu-)Turista, promovida pela dupla de DJs Os Calipos, e um DJ set de Sónia Trópicos, a encerrar a programação dos dias 13 e 14 de janeiro, respetivamente.

Do programa fazem também parte as performances Búzio, de Ana Baptista, e VIATURAS, de Ana Mula, os dois projetos vencedores da 2.ª edição do Antecipar o Futuro. Com formato de performance, estas duas apresentações procuram mostrar o resultado do trabalho de investigação desenvolvido pelas duas artistas ao longo do ano de 2023.

Neste início de 2024, todos os caminhos vão dar a Lagoa para quatro dias dedicados a pensar o turismo, as artes e a cultura, num ciclo de entrada livre.

Programa completo do ciclo disponível aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.