Temporal leva areal da Praia do Forte Novo em Quarteira

APA e ARH aguardam aprovação de plano de 14 milhões para repor areais consumidos pelo mar

ouvir notícia

O temporal marítimo que se fez sentir nos últimos dias, provocou estragos significativos em áreas litorais principalmente na Praia do Forte Novo, em Quarteira, onde as ondas avançaram de tal ordem que engoliu o areal, tendo originado ainda a destruição parcial dos passadiços e mobiliário urbano.

Segundo a autarquia «proceder-se-á aos trabalhos de remoção de todos os destroços e outros resíduos aí acumulados a fim de limpar toda a área afetada» e adianta que a Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Algarve e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), têm já executado um projeto de recarga de toda a zona de areal entre a frente de mar de Quarteira e a praia do Ancão cujo valor estimado ronda os 14 milhões de euros.

O projeto «foi submetido numa candidatura a fundos comunitários ao abrigo do Programa de Ação Climática e Sustentabilidade (PACS). Após aprovação daquela candidatura seguir-se-á a abertura de concurso público internacional para a realização da empreitada de reposição do areal».

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Loulé, informa, em comunicado, que posteriormente, «assumirá a reabilitação dos Passadiços e equipamentos adjacentes logo que estejam reunidas as condições para tal, ou seja, quando todo o areal estiver devidamente “reposto”».

A propósito desta «ocorrência lamentável, causadora de prejuízos à imagem turística da região, a autarquia vem publicamente reafirmar a necessidade de o legislador criar as condições legais necessárias, através da instituição de um fundo regional para resposta imediata e simplificada às consequências graves dos fenómenos climáticos, que irão aumentar de frequência no futuro».

    Por último, o município informa que «se manterá atento e estará em permanente contacto com a ARH Algarve para solucionar, com a maior celeridade possível, esta situação».

    - Publicidade -
    spot_imgspot_img

    Deixe um comentário

    +Notícias

    Exclusivos

    Deixe um comentário

    Por favor digite o seu comentário!
    Por favor, digite o seu nome

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.