Tiroteio em escola no Nevada

ouvir notícia

.

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas num tiroteio esta segunda-feira numa escola em Sparks, no Estado norte-americano do Nevada. Uma das vítimas é o atirador.

O pânico instalou-se na Sparks Middle School, junto à vizinha cidade do Reno, esta manhã, cerca das 7h15 locais (15h15 em Lisboa), antes do arranque das aulas, quando um dos estudantes abriu fogo. Matou um professor, feriu dois alunos e a seguir disparou contra si próprio.

Os dois feridos deram entrada no Renown Regional Medical Cente em condição “crítica”. A informação foi confirmada pela porta-voz do hospital Angela Rambo, que adiantou serem ambos do sexo masculino e menores.

- Publicidade -

A escola foi evacuada e os alunos levados para Agnes Risley Elementary School. Por volta das 8h15, seriam todos transportados para a Sparks High School, para permitir que os pais pudessem ir buscar os seus filhos.

Professor de matemática, o herói

As autoridades isolaram o local e as imediações. Entre 150 a 200 agentes foram mobilizados e uma investigação já está aberta, assegurou o sub-chefe da Polícia do Reno Tom Robinson, numa conferência de imprensa, às 9h15. “As escolas estão a salvo. O resto da cidade está a salvo”, atestou, sem revelar mais pormenores além da confirmação de apenas dois mortos e dois feridos.

Horas mais tarde, o “The Reno Gazette Journal”, citando fontes policiais e testemunhos de outros alunos, adiantava que os dois mortos são Michael Landsberry, um professor de matemática, muito popular no referido estabelecimento de ensino e que estava a tentar proteger as crianças, e o próprio atirador, que é descrito como um “estudante/suspeito”.
Para Chanda Landsberry, cunhada de Michael Landsberry, que pertencia à Guarda Nacional do Exército, a sua atitude “não a surpreende em nada”. “Ele podia ter-se baixado ou escondido, mas não o fez. Ele não é assim”.

O responsável municipal Shaun Carey tinha informado que o atirador suicidou-se com um tiro. Segundo o “The Reno Gazette Journal”, uma das vítimas mortais é um rapaz de 12 anos.

Kyle Nucum, 13 anos, disse ao mesmo jornal ter visto um outro estudante, de 13/14 anos e que usava o uniforme da escola, a disparar sobre um professor. O docente apercebeu-se que o aluno tinha uma arma e pediu-lhe para baixá-la, mas acabou por ser baleado e cair no chão, de acordo com o jovem que conta que se ouviram mais “quatro ou cinco tiros” enquanto fugia do local. Michelle Hernandez, que também frequenta a escola, garante que escutou o atirador dizer: ‘Por que é que vocês estão a gozar comigo, a rir-se de mim?”.

“Uma criança começou a enlouquecer, puxou de uma arma e atirou contra um dos meus amigos. E depois aproximou-se de um professor e disse ‘volta para trás’. O professor começou a fazê-lo e ele puxou o gatilho”, relatou um outro aluno identificado como Andrew à televisão local KOLO.

Escola encerrada nos próximos dias

O governador do Nevada Brian Sandoval dirigiu-se à comunidade para deixar uma mensagem de conforto a todas as vítimas e familiares e assegurou estar a receber atualizações “regulares” sobre este “terrível tiroteio”.

A escola permanecerá encerrada pelo menos até ao final da semana. “É um dia trágico para Sparks. Quero reiterar que a cidade é muito segura, mas este é um incidente isolado”, disse o presidente de câmara Geno Martini.

Raquel Pinto (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.