“Transportes” no Algarve foi tema central de debate entre jovens

A primeira sessão do "UNIDOS PELA DEMOCRACIA" reuniu vários jovens em VRSA

ouvir notícia

Na passada sexta-feira, pelas 18h00 decorreu na UTL/Akivida a primeira sessão do “UNIDOS PELA DEMOCRACIA” que teve como mote os “Transportes”.

Em pleno átrio da UTL/Akivida, o público, essencialmente jovem (estudantes, representantes das juventudes partidárias e de movimentos de cidadãos pela ferrovia), sentou-se para ouvir e debater problemáticas regionais que acontecem nos dias de hoje. Os “Transportes” foi o tema central, mas houve tempo para discutir a “Abstenção”, sobretudo nas eleições europeias.

A sessão que iniciou com um quizz sobre a união europeia, como forma de quebra gelo, deu espaço, logo de seguida a dois convidados: Manuel Tão, professor doutorado em economia dos transportes e Nuno Almeida psicólogo e investigador que coordenou um estudo da Universidade do Algarve sobre abstenções para abrirem o debate acerca das duas temáticas.

- Publicidade -

Manuel Tão revela que os transportes têm uma grande relevância, pois “Sem a existência dos transportes não existe projeto europeu”. Na opinião do professor futuramente deve ser concretizado um investimento ferroviário, recuperar a ligação entre o Algarve com o Alentejo e com a Andaluzia.

Entre as muitas queixas, os mais novos mostraram-se preocupados com a escassez da oferta de transporte ferroviário, os elevados preços dos bilhetes e os constrangimentos das viagens no distrito de Faro. Como também reforçaram que com a eletrificação e a requalificação, a ferrovia, tornar-se-á mais eficiente e económica para o futuro da coesão territorial e social, em contrapartida aos automóveis.

Juventude partidária do PS discursou sobre as propostas do partido em relação aos transportes

Tendo por base o estudo que realizou, Nuno Almeida salientou o aumento da taxa de abstenção ao longo do tempo, nomeadamente entre os jovens e que este comportamento se deve à ignorância e ao desinteresse político. Uma realidade ainda mais sentida nas eleições europeias e que foi destacado pela organização que apela ao voto no dia 9 de junho de 2024.

Para os jovens, a política é um assunto que devia ser mais discutido e por este motivo, defendem a existência de uma maior literacia política, reforçando que o voto é uma escolha que simboliza a liberdade. Atentos ao panorama atual, entendem que os partidos deveriam de alterar as suas estratégias de comunicação com o objetivo de clarificar os seus programas e questionam sobre o que a União Europeia poderia fazer por eles.

Nesta sessão esteve presente o vereador Álvaro Leal do município de VRSA que centrou o seu discurso no Fórum da Juventude organizado nesta cidade e que serve como um espaço de escuta ativa aos problemas e às questões das novas gerações, tendo em vista o desenvolvimento prático dessas ideias.

Este iniciativa é organizada pelo Europe Direct Algarve e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, sendo apoiado pela Comissão Europeia. A próxima sessão irá decorrer no dia 27 de março, no Clube de Tavira e irá centrar-se na temática da “Qualidade de vida”.

Os debates são de entrada livre e decorrem sempre entre as 18h00 e as 20h00.

Para mais informações consulte o site do projeto About us| Together (europa.eu) que inspirou esta iniciativa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.