Turismo do Algarve quer conquistar visitantes norte-americanos

Um conjunto de 15 ações e estratégias serão desenvolvidas ao longo do ano para promover o destino turístico

ouvir notícia

Com uma agenda completa, o Turismo do Algarve executa 15 ações ao longo do ano de 2024 em Portugal e nos EUA, tornando ainda mais forte o fluxo de turistas norte-americanos.

Ao longo de 2024, o Turismo do Algarve vai acolher cerca de 200 norte-americanos, entre operadores turísticos, jornalistas e influencers.

É já na próxima semana que arranca o primeiro evento com dezenas de operadores turísticos norte-americanos. A “diversidade e a autenticidade” da oferta do maior destino turístico português será dada a conhecer aos visitantes provenientes dos EUA.

- Publicidade -

Este é o próximo momento de um conjunto de ações inserido numa estratégia específica de potencializar os benefícios do aumento do número de voos que ligam a região aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá.

O novo plano estratégico inclui ainda o reforço da organização de ações promocionais junto deste mercado, durante os próximos meses, um importante contributo para assegurar a viabilização e até o prolongamento de futuras rotas.

O interesse crescente dos norte-americanos pelo Algarve está patente na evolução do número de turistas. Estes foram responsáveis por mais de 480 mil dormidas no destino, o que correspondeu a um aumento de 24,1% face a 2022 e a um crescimento de 70,3% em relação a 2019. No que diz respeito ao número de hóspedes em 2023, atingiu-se um valor próximo dos 180 mil, mais 27,3% do que em 2022 e mais 68% em comparação com 2019.

“Os EUA são o sétimo mercado externo com mais peso na região. Os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, procuram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa, no ponto mais ocidental do nosso continente, a menos de 7 horas de viagem da costa leste daqueles países. As ações desenvolvidas visam acentuar a notoriedade do destino nas suas muitas valências apreciadas nos EUA e Canadá, e que passam também pela gastronomia, enologia e atividades de natureza”, explica André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Apesar do adiamento para o verão de 2025 do início da operação da United Airlines em Faro, recentemente anunciado, o aumento das frequências da companhia canadiana Air Transat para a capital algarvia e o crescimento da procura por ligações indiretas ao Algarve, que se tem vindo a registar, confirmam a tendência de maior interesse em torno do destino.

“O plano que desenvolvemos previa, obviamente, uma série de ações em torno do lançamento da rota da United Airlines com destino a Faro, mas não se esgota aí. Esta alteração de planos não condiciona a nossa estratégia de captação de turistas provenientes dos EUA. Há uma série de outras oportunidades que estamos a explorar e que terão igualmente impacto junto desse mercado”, avança André Gomes. “Das conversações que temos mantido com a United Airlines, registamos que o entusiamo da companhia aérea por adicionar o Algarve ao seu portefólio de destinos se mantém”, refere.

O atraso no lançamento do primeiro voo direto entre EUA e Algarve resultou da suspensão de algumas atividades de certificação levadas a cabo pela Federal Aviation Administration (FAA) – a entidade reguladora da aeronáutica norte-americana -, o que obrigou a United Airlines a adiar o lançamento de algumas das suas novas rotas, entre as quais a ligação com destino a Faro. Também adiadas, até final do ano, foram várias ações associadas ao lançamento da primeira rota direta entre os EUA e o Algarve, e que estavam calendarizadas para abril e maio. Entre estas iniciativas, encontra-se o lançamento de uma campanha digital de promoção do destino e a organização de diversas visitas de imprensa direcionadas a jornalistas de publicações de referência. Esta iniciativa será agora encetada numa fase próxima à inauguração da rota Newark-Faro, reagendada para 2025.

Para saber mais detalhes sobre os eventos, consulte a agenda:

  1. Participação no evento “Out of the country meeting”, da United States Tour Operators Association

Data: 14 e 15 de abril

O Turismo do Algarve vai participar na reunião da US Tour Operators Association (USTOA) – a associação que congrega vários operadores turísticos dos Estados Unidos da América -, que terá lugar em Alcobaça, com o objetivo de dar a conhecer a diversidade e a autenticidade da oferta turística da região.

  1. Campanha de promoção com a Expedia

Está a decorrer desde o passado mês de novembro e até julho de 2024 uma campanha no site da Expedia, considerada uma das maiores agências de viagens online dos EUA. Esta ação destina-se a promover o destino Algarve e uma oferta selecionada, composta exclusivamente por associados do Turismo do Algarve.

  1. Realização de campanha digital focada no aumento da notoriedade do destino

Está prevista a realização de uma campanha digital que tem como objetivo principal aumentar a notoriedade do destino Algarve junto de segmentos estratégicos em estados norte-americanos relevantes como Nova Iorque, Califórnia (São Francisco), Texas e Florida (Miami). Esta iniciativa inclui ainda a realização de viagens com influencers, especializados na produção de conteúdos relacionados com Turismo Ativo, Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos. Está ainda prevista uma campanha de amplificação dos conteúdos produzidos através da plataforma Steller, uma reconhecida aplicação direcionada ao planeamento de viagens.

  1. Participação no evento L.E./MIAMI

Data: 10 a 13 de junho

O Turismo do Algarve vai participar, pela segunda vez, no L.E./MIAMI, considerado um dos eventos mais exclusivos para profissionais dedicados ao turismo de luxo realizados nos EUA. Ao longo dos quatro dias do evento, que tem lugar em South Beach, na Florida, a equipa presente tem já agendadas cerca de 40 reuniões com participantes que se demonstraram interessados em conhecer a oferta exclusiva do Algarve.

  1. Participação no evento IAGTO – North America Golf Tourism Convention

Data: 17 a 19 de junho

Esta é já a terceira participação consecutiva do Turismo do Algarve no NAC – North America Golf Tourism Convention, evento promovido pela International Association of Golf Tour Operators (IAGTO), dedicado ao mercado americano. A edição deste ano realiza-se em Boyne Falls, no estado do Michigan.

  1. Organização de fam trip em colaboração com a United Vacations

Data: 5 a 10 de setembro

O Turismo do Algarve vai organizar uma visita de familiarização à região em parceria com a United Vacations, a plataforma da United Airlines que promove a reserva de pacotes turísticos em destinos para os quais a companhia voa. Esta visita vai contar com 27 participantes, de acordo com uma lista diversificada e estrategicamente selecionada que inclui influencers, atores e agentes de viagens. Esta ação tem como objetivo dinamizar e potenciar a rota Newark/Faro para 2025.

  1. Participação e apoio ao evento Private Luxury Foruns

Data: 2 a 5 de outubro

O evento Private Luxury Boutique, dedicado ao segmento das viagens de luxo, regressa ao Algarve pela segunda vez, tendo o Turismo do Algarve como um dos seus principais patrocinadores. Para além deste apoio, o Turismo do Algarve vai também participar ativamente nas reuniões com profissionais desta indústria, onde 15% dos compradores são provenientes dos EUA.

  1. Organização do evento Marketplace Workshop EUA e Canadá em parceria com o Turismo de Portugal

Data: 20 a 26 de outubro

O Algarve vai ser o destino anfitrião do Marketplace Workshop EUA e Canadá, um grande evento, realizado em parceria com o Turismo de Portugal, que trará à região cerca de 150 agentes de viagens destes dois mercados. Para além de reuniões entre profissionais, o programa do evento vai ainda incluir visitas de inspeção e a realização de diversas atividades representativas da oferta turística do destino.
Os interessados em participar nesta iniciativa poderão inscrever-se a partir de junho, no site de feiras do Turismo de Portugal: https://feiras.turismodeportugal.pt/lista-eventos-v3

  1. Participação no evento Global Incentive Summit

Data: 4 a 7 de novembro

A edição deste ano do GIS – Global Incentive Summit, evento direcionado para o setor das viagens de incentivo, vai ser dedicada aos mercados dos EUA e do Canadá.

O Turismo do Algarve vai participar nesta convenção, que se realiza em Killarney, na Irlanda, onde estarão reunidos compradores altamente qualificados neste segmento de eventos corporativos.

  1. Participação na Conferência Anual e Marketplace, da United States Tour Operators Association

Data: 10 a 13 de dezembro

O Turismo do Algarve vai participar na conferência anual e marketplace da Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA), que se realiza em Marco Island, na Florida. Esta será uma oportunidade muito relevante para contactar e interagir com os principais operadores turísticos norte-americanos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.