UAlg prepara-se para abrir novo mestrado

Este será um curso lecionado em inglês que inclui um estágio profissional

ouvir notícia

A Universidade do Algarve (UAlg) vai abrir candidaturas para o novo mestrado em “Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinha” a partir do dia 16 de maio.

Pioneiro na área em Portugal, o mestrado profissional será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg e em instituições parceiras que desenvolvem atividades de ensino graduado, entidades empregadoras e outras entidades públicas e privadas que operam naquelas áreas.

Vocacionado para a promoção da aprendizagem ao longo da vida, o curso nasce da necessidade de promover no mercado de trabalho profissionais com conhecimentos e competências técnicas em áreas ligadas à gestão do meio marinho e costeiro e à utilização de informação científica que permitam assegurar o desenvolvimento sustentável e a conservação de espécies e habitats, beneficiando a humanidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

- Publicidade -

Este será um curso lecionado em inglês e inclui um estágio profissional que pode ser desenvolvido nas entidades empregadoras dos estudantes ou noutras instituições adequadas aos objetivos do treino profissional. A parte letiva do curso será prática e muito focada nas necessidades do mercado de trabalho, na valorização de informação disponível sobre a biodiversidade marinha e costeira e na obtenção de novos dados que permitam estabelecer linhas de base e avaliar a sua evolução, em apoio a tomadas de decisão fundadas cientificamente para garantir a gestão sustentável do litoral e do meio marinho.

A instituição pretende que o curso permita “o desenvolvimento de competências que ajudem na progressão e inovação profissionais em áreas que impliquem a utilização de informação biológica e oceanográfica para a compreensão, gestão e conservação da biodiversidade marinha e as interações com as pescas e alterações globais”. Para além disso, será um mestrado que “dará resposta a necessidades e lacunas de experiência identificadas por entidades empregadoras nestas áreas e em regiões com as quais a Universidade do Algarve tem ligações, parcerias e projetos de investigação”.

Os objetivos estabelecidos focam-se em medidas de conservação e de gestão sustentável de atividades de exploração da biodiversidade marinha, conservação, mitigação e restauro de espécies e habitats marinhos ameaçados, e integração de previsões de efeitos de alterações climáticas e outras alterações ambientais.

Poderá encontrar mais informação sobre o curso em https://www.ualg.pt/curso/1933.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.