UAlg Tec Campus celebra um ano e considera-se “fundamental”

Através do UAlg Tec Campus, as empresas têm tido acesso a uma infraestrutura “de qualidade, mentoria especializada, programas de aceleração e projetos de I&D”

ouvir notícia

O UAlg Tec Campus – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve, celebrou o seu primeiro aniversário a 29 de março e já se considera “fundamental para o desenvolvimento económico e tecnológico” da região, segundo o comunicado.

O presidente da Algarve Systems and Technology Partnership Association salienta que “a Universidade do Algarve, como instituição de ensino superior, tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, bem como na formação de profissionais altamente qualificados”.

Por outro lado, considera que “a Associação Algarve STP é uma entidade que visa promover as parcerias tecnológicas para a investigação e a inovação, bem como apoiar os seus associados em diversos processos de gestão de infraestruturas, desenvolvimento e internacionalização de negócios”.

- Publicidade -

Através do UAlg Tec Campus, as empresas têm tido acesso a uma infraestrutura “de qualidade, mentoria especializada, programas de aceleração e projetos de I&D”, segundo o comunicado.

Decorreram ainda outras iniciativas “que permitem destacar o seu potencial inovador das empresas, incorporar tecnologias avançadas, melhorando a sua competitividade e conquistando novos mercados, nomeadamente na área do ambiente e sustentabilidade, energias renováveis, geotecnologia e engenharia espacial, tecnologias de informação e comunicação, entre outras”.

O balanço do primeiro ano de trabalho “é visível e fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e tecnológico da região do Algarve. Através do apoio a start-ups e empreendedores locais, a aceleradora tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região, criando novas oportunidades de negócios e empregos”.

“Em primeiro lugar podemos destacar a parceria com outros parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico de Málaga que tem sido importante para as empresas instaladas, em segundo lugar, e numa perspetiva de internacionalização, temos recebido visitas de missões empresariais de outros países, nomeadamente o México e Brasil”, acrescenta o presidente.

Em 2022, as 21 empresas que estão instaladas no UAlg Tec Campus receberam 18 colaboradores da Universidade do Algarve e um total de 34 estagiários, tanto curriculares como profissionais, além de 95% das empresas aceleradas terem participado em vários projetos de I&D.

“Este primeiro ano veio provar que o UAlg Tec Campus tem um importante papel para uma maior dinamização do tecido empresarial regional, tanto através das parcerias, como no acesso a projetos e oportunidades de investimento e até na criação de novas oportunidades de emprego”, conclui Francisco Serra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.