Uma marcha para a História em Paris

ouvir notícia

As ruas de Paris ficaram completamente cheias de pessoas este domingo à tarde

O polícia estivera sob grande tensão, até essa hora, na praça Léon Blum. Fazia parte das forças especiais, que protegeram as personalidades de primeiro plano, internacionais e francesas, que marcharam apenas duas centenas de metros antes de a maré humana de manifestantes anónimos (certamente com mais de um milhão de pessoas) ser autorizada a arrancar da Praça da República. Era de facto impossível controlar o que quer que seja.

Às 16h30 locais (17h30 em Lisboa), havia tanta gente nas ruas dos quarteirões a leste de Paris, que os manifestantes transbordaram da praça da República para todo o décimo primeiro bairro e para os bairros adjacentes.

À praça de Léon Blum chegavam desfiles ocupando todas as ruas – pelo boulevard Voltaire, como estava previsto, mas também pela avenida Parmentier e pela rua de la Roquette. Uns vinham da praça da Bastilha, outros dos arredores do cemitério Père Lachaise, locais onde não estavam previamente previstas concentrações.

- Publicidade -

Ao mesmo tempo, estavam igualmente cheias de gente a larga Avenida da República e muitas outras ruas do 11.º, 20.º e 12.º bairros. Quase metade de Paris estava repleta de gente nas ruas e, às 17h locais, até a Praça da Nação, onde terminará a manifestação, já estava repleta de manifestantes. Um mar de gente, sem dúvida porque, à mesma hora, a Praça da República, a três quilómetros, ainda estava a transbordar, bem comos as ruas adjacentes.

É impossível contabilizar o número aproximado de pessoas nas ruas parisienses. Mas impõe-se uma certeza: Paris está a viver esta tarde uma marcha imponente, que ficará sem dúvida para a História das revoltas cidadãs contra o fanatismo e o terrorismo.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.