Temperaturas vão descer progressivamente até domingo

ouvir notícia

Várias regiões portuguesas têm estado esta semana sob a influência de uma onda de calor, que tende a terminar com a descida das temperaturas a partir de hoje e até domingo, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

“A tendência será para esta onda de calor terminar, porque as temperaturas vão descer progressivamente até domingo”, declarou à Lusa o meteorologista do IM Bruno Café.

“De acordo com os registos existentes, as regiões de Portalegre, Alvega, Benavila, Amareleja, Évora, Lisboa, Montijo, Braga, Monção e Nelas, encontram-se em onda de calor desde o dia 24”, adiantou o IM em comunicado.

- Publicidade -

Segundo o IM, “a região de Alcácer do Sal esteve sob a influência de uma onda de calor entre os dias 23 e 28 de julho”.

Bruno Café explicou à Agência Lusa que uma onda de calor “ocorre quando a temperatura máxima é igual ou superior a 5 graus relativamente ao valor médio, que varia de região para região,” durante “seis ou mais dias”.

“O valor médio é estabelecido com base na Climatologia, que é feita por um período de 30 anos”, acrescentou.

O meteorologista exemplificou a situação com o caso de Beja, dizendo que o distrito teria de registar hoje uma temperatura de 37,7º para continuar a estar sob efeito de uma onda de calor, algo que não deverá suceder, dado que a máxima prevista é de 37º.

Entre domingo e quinta feira, refere o IM no comunicado, “foram registados valores da temperatura máxima que se aproximaram bastante dos valores extremos deste mês”.

Segundo o IM, “nos dias 26, 27 e 28 foram inclusivamente ultrapassados os valores extremos” nas estações de Alcobaça (38,8 graus Celsius), na segunda feira, Braga (39,4º), Anadia (42,2º) e Ansião (40º) na quarta feira, Cabril (38,8º), Guarda (35,1º) e Sabugal (37,3º) na quinta feira.

Devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima, o IM tem hoje sob aviso amarelo os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Para hoje, o IM prevê que as temperaturas máximas mais elevadas se registem em Castelo Branco, Évora e Beja, com 37º, seguindo-se Braga, com 36º, Vila Real e Viseu, com 35º, Bragança e Santarém, com 33º, e Guarda, Coimbra e Lisboa, com 32º.

O Porto registará uma temperatura máxima de 28º, esperando-se 25º para Ponta Delgada e Funchal.

O IM antecipa que o céu estará hoje em geral limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, podendo persistir a sul do Cabo Carvoeiro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde, em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental, haverá ondas de noroeste com 1,5 a dois metros e a temperatura da água do mar a variar ente 16º e 19º.

Na costa sul, as ondas serão inferiores a um metro e a temperatura da água do mar deverá ser de 24º.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.