Vasco Graça Moura acaba com Acordo Ortográfico no CCB

ouvir notícia

Antigo eurodeputado do PSD argumenta que "o Acordo Ortográfico não está nem pode estar em vigor" porque Angola e Moçambique ainda não ratificaram o documento

Decisão polémica do novo líder do Centro Cultural de Belém e desde sempre opositor do Acordo Ortográfico, foi questionada esta manhã no Parlamento

.

Contrariando a prática adotada desde setembro de 2011, o novo presidente do Centro Cultural de Belém, Vasco Graça Moura, ordenou aos serviços internos que não apliquem mais o Acordo Ortográfico, noticia o jornal “Público”.

- Publicidade -

A decisão foi dada a conhecer através de uma circular interna e engloba a desinstalação do software que tem vindo a ser usado para converter automaticamente a grafia dos textos, em conformidade com as regras do Acordo Ortográfico.

Segundo o matutino, a medida contou com o apoio da nova administração do CCB, que a aprovou por unanimidade depois de apreciar um extenso documento preparado por Vasco Graça Moura, no qual o antigo eurodeputado do PSD argumenta que “o Acordo Ortográfico não está nem pode estar em vigor”. Em causa está o facto de Angola e Moçambique não terem ainda ratificado o acordo.

Resolução é considerada “inconstitucional”

No documento, Vasco Graça Moura considera inconstitucional a resolução aprovada em janeiro de 2011 pelo Conselho de Ministros, ordenando que o Acordo Ortográfico fosse adotado por todos os serviços do Estado e entidades tuteladas pelo Governo.

É precisamente esta a resolução que põe em casa a legalidade desta decisão, embora uma fonte da Secretaria de Estado da Cultura tenha adiantado ao “Público” que por ser uma fundação pública de direito privado o CCB não estará obrigado a adotar o Acordo Ortográfico antes da data prevista para a sua aplicação generalizada, em 2014.

Interpelado esta manhã no Parlamento por António José Seguro sobre o assunto, o primeiro-ministro Passos Coelho respondeu que “o Governo não tem nenhum esclarecimento” a acrescentar sobre esta matéria.

(Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.