Veja as imagens da desvastação causada pelo fogo que passou por Odeceixe

ouvir notícia

O incêndio rural que deflagrou no sábado em Odemira e entrou nos concelhos de Monchique e Aljezur destruiu pelo menos duas casas e uma unidade de turismo rural, além de vários anexos, disseram esta quarta-feira os presidentes dos municípios.

No município alentejano de Odemira há registo de uma unidade turística que ardeu quase na sua totalidade e de uma residência de primeira habitação destruída, ambas localizadas no Vale Juncal, em São Teotónio, disse aos jornalistas o presidente da Câmara de Odemira (distrito alentejano de Beja), Hélder Guerreiro, numa conferência de imprensa no posto de comando.

O que resta do turismo rural “TEIMA”, situado em Vale Juncal, São Teotónio, consumido pelas chamas

Classificando o incêndio como uma “tragédia”, o autarca disse que estes são dois “casos inequívocos” de destruição de edificado, mas referiu haver outras perdas que é preciso identificar, nomeadamente em Vale de Água, onde não houve casas ardidas, mas em que o fogo destruiu alguns anexos.

- Publicidade -

“Mesmo que não tenham perdido a habitação, acabaram por perder recheios e a possibilidade de ter alimentação e vestuário”, apontou, acrescentando que há um “conjunto significativo” de animais que ficaram sem alimento e que os anexos ardidos “também representam perdas” para as pessoas.

Já em Aljezur, o presidente do município, José Gonçalves, indicou ter conhecimento de uma casa ardida, que será uma casa de férias, na zona da Boavista, em Odeceixe, vila que na segunda-feira esteve rodeada pelas chamas.

Sublinhando não dispor ainda de dados concretos, o autarca algarvio disse que agora é altura de colocar as equipas no terreno e fazer um levantamento dos estragos, mostrando-se preocupado com possíveis reativações do incêndio.

No concelho algarvio de Monchique, onde o fogo entrou ao final do dia de segunda-feira, ardeu uma área de 426 hectares, principalmente de mato e eucaliptal, mas também algum medronhal e sobreiros, indicou o presidente do município.

“Não houve danos de monta a registar, fora a biodiversidade”, sublinhou Paulo Alves, lembrando que durante o incêndio foi necessário retirar preventivamente 20 pessoas das suas casas, das zonas do Passil, Selão e Foz do Besteiro.

O incêndio que lavrava desde sábado em Odemira foi dominado hoje às 10h15, mas ainda há pontos que merecem atenção, sobretudo na frente sul, no cruzamento das duas regiões, segundo a Proteção Civil.

Num ‘briefing’ realizado às 11h40 no posto de comando instalado em São Teotónio, o comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto, afirmou que em todo o perímetro do fogo há poucas chamas ativas.

No entanto, sublinhou, espera-se que haja “muitas reativações ao longo do dia”, porque o vento mudou de quadrante e “vai afetar sobretudo a frente sul”.

De acordo com Vítor Vaz Pinto, que atualizou a área ardida para 8.400 hectares (na terça-feira o balanço era de 10.000 hectares), o incêndio, cujo perímetro se estende por 50 quilómetros, ainda vai merecer a preocupação da Proteção Civil ao longo dos próximos dias.

Durante a noite de terça-feira para hoje, foram assistidas mais sete pessoas, uma das quais foi transportada para uma unidade hospitalar, o que eleva para 42 o número de pessoas assistidas no local e para nove o número de cidadãos transportados para unidades hospitalares, sem registo de situações de gravidade.

Segundo o responsável, a Estrada Municipal 501 ainda se mantém com alguns cortes, assim como o Caminho Municipal 1186.

Ainda se mantêm no local 1.051 operacionais, apoiados por 320 veículos, 11 máquinas de rasto e 15 meios aéreos, acrescentou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.