Vila do Bispo continua de olhos postos na recuperação financeira

ouvir notícia

A câmara e a assembleia municipal de Vila do Bispo aprovaram, recentemente, o orçamento e as grandes opções do plano para 2014, no valor de 17,6 milhões de euros, o mesmo valor do ano transato.

À semelhança do ano anterior (2013), a grande aposta do documento assenta no equilíbrio e na recuperação financeira da autarquia, sem deixar de parte a realização de alguns investimentos, bem como, os apoios sociais aos mais carenciados.

“A política orçamental a implementar em 2014 assenta numa utilização adequada e eficiente dos recursos financeiros da autarquia para alcançar um conjunto de objetivos estratégicos para o município”, adianta o executivo socialista liderado por Adelino Soares, que terá como meta “garantir uma gestão equilibrada dos recursos financeiros, no sentido de reduzir as despesas de funcionamento” e “manter o equilíbrio e a sustentabilidade financeira da autarquia, conseguida nos últimos quatro anos com muito rigor na gestão”.

- Publicidade -

Reduzir o valor da dívida existente e garantir o pagamento de encargos assumidos com fornecedores e empreiteiros são outros dos objetivos definidos no documento.

Câmara comparticipa rendas e medicamentos

Por outro lado, o município promete reforçar o apoio social a famílias carenciadas do concelho, através da atribuição de auxílios e de apoios económicos, “nomeadamente na comparticipação das rendas de casa, nas consultas médicas, em medicamentos, no apoio à natalidade e nas bolsas de estudo”.

“O orçamento é um documento ajustado à realidade municipal capaz, por um lado, de manter um ritmo sustentado de desenvolvimento do concelho e, por outro, ter em conta o contexto da crise económica e social que o país atravessa”, acentua a câmara.

Ao nível dos projetos municipais, o destaque vai para a construção do Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens, equipamento para o qual foi reservada uma verba de 1,3 milhões de euros, assim como a beneficiação e manutenção da escola de São Vicente em Vila do Bispo e a continuação no fornecimento das refeições para os alunos dos jardins e infância e escolas do 1º ciclo, serviço para o qual o plano reservou o valor de 266 mil euros.

Quanto ao setor das pescas, a Câmara Municipal de Vila do Bispo prevê recuperar a lota de Burgau, espaço que irá funcionar como apoio ao setor da pesca artesanal naquela localidade.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.